Na AML Cultural: ‘À Brasa’ e ‘Diária’ expõem ‘o que é ser mulher’

Videoperformance “À Brasa”, da atriz Náthali Abatti, dialoga com a exposição fotográfica performática “Diária”, que ela também apresenta na AML Cultural este mês

A sede cultural da AML recebe desde segunda-feira (6/5) a exposição performática “Diária”, uma parceria da artista Náthali Abatti com o fotógrafo Antonio Neto e produção de Lucas Manfré, que traz 30 fotografias da artista interagindo com objetos cotidianos em sua casa durante a pandemia. Seguindo o mesmo tema, a artista estreia a videoperformance “À Brasa” no próximo sábado, 11 de maio, também na AML Cultural, em duas sessões: às 11 horas e às 11h15, com acessibilidade. Os eventos são gratuitos.

No texto de apresentação da exposição que permanece aberta ao público na AML Cultural, Náthali, que participa do coletivo de artistas londrinenses ‘Por Elas’, explica que “a casa também atua nas cenas, como se tivesse ‘vida própria’”.  “O aprisionamento que a sufoca e provoca a mulher a revelar toda sua inquietação interior; expõe a construção enrijecida do papel feminino nos afazeres domésticos, um pensamento que, assim como os objetos utilizados, já é considerado ultrapassado e conservador”, diz o texto. 

“Enquanto a figura da performer nas fotos contrasta esse pensamento, revelando através de uma estética feminista a ânsia de libertação das mulheres dessa construção social, e seu reencontro com o feminino selvagem”, completa o manifesto da artista Náthali Abatti.

AML Cultural
Divulgação/Antônio Neto

 

Ela conta que se inspirou em seus estudos sobre o ser mulher e a feminilidade para criar a exposição performática. “E quais são os lugares socioculturais que ocupamos, criando uma crítica através do estranhamento da minha imagem como performer nas fotos.”

No trabalho, ela levanta assuntos como a objetificação da mulher e sua fragilidade versus a sua força, em contraponto à presença dos objetos domésticos de tempos remotos, que trazem um reconhecimento, despertando memórias pessoais de cada um, enquanto pontua sobre a construção enrijecida do papel feminino na história. 

Videoperformance na AML Cultural

“Comecei essa pesquisa em 2017 durante o curso de Artes Cênicas da UEL e ao longo desses sete anos já resultaram no meu TCC, em outras três exposições fotográficas e em três produções audiovisuais, entre elas a videoperformance “À Brasa”, que estreia dia 11 de maio no Teatro da AML”, pontua Náthali.

Leia também: Palestra gratuita na AML Cultural sobre a vida com Alzheimer

Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita

comunica.aml@aml.com.br

 

Compartilhe