Conheça as iniciativas representadas pelas cores de maio, que marcam o Maio Roxo, Vermelho, Laranja, Amarelo e Verde
Maio é um mês cheio de cores e significados no calendário da saúde, com diversas campanhas de conscientização que abrangem desde doenças crônicas até questões de segurança pública e social.
Cada cor de maio representa um movimento que busca informar, prevenir e apoiar a população sobre condições específicas que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. Conheça as iniciativas que marcam o Maio Roxo, Vermelho, Laranja, Amarelo e Verde.
LEIA MAIS
‘Encontros AML’ alerta para os riscos da dengue
Maio Roxo: mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais
O Maio Roxo é dedicado à sensibilização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Essas condições crônicas do trato digestivo afetam mais de cinco milhões de pessoas globalmente.
No Brasil, a prevalência tem aumentado, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O acompanhamento médico contínuo, assim como uma alimentação equilibrada e o uso correto dos medicamentos são fundamentais para controle das doenças. A conscientização sobre os sintomas e a busca por diagnóstico precoce são essenciais para evitar complicações graves.
Maio Vermelho: mês de prevenção e conscientização da hepatite
O Maio Vermelho ilumina a importância da luta contra a hepatite, uma inflamação do fígado que pode ser causada por diversos fatores, incluindo infecções virais, uso excessivo de álcool e drogas, entre outros.
Com a maioria dos casos sendo assintomática, a campanha enfatiza a necessidade de exames de rotina e diagnóstico precoce para aumentar a eficácia do tratamento, principalmente antes que a doença atinja estágios avançados.
Maio Laranja: mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil
Durante o Maio Laranja, a atenção se volta para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Com dados alarmantes que indicam que a cada hora três crianças são abusadas no país, a campanha busca ampliar a visibilidade para esse grave problema e incentivar as denúncias, promovendo maior proteção aos menores e reforçando as ações de prevenção e educação.
Maio Amarelo: campanha pela paz no trânsito
O Maio Amarelo destaca a segurança viária e a redução de acidentes de trânsito que causam milhares de mortes e feridos todos os anos. Desde sua criação em 2014, a campanha tem mobilizado diferentes setores da sociedade para discutir e implementar medidas que garantam um trânsito mais seguro para todos, através de ações educativas e de conscientização.
Maio Verde: mês de conscientização da doença celíaca
O Maio Verde foca na doença celíaca, uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten. A campanha visa educar a população sobre os desafios enfrentados pelos celíacos e a importância de uma alimentação adequada, livre de glúten. Através de iniciativas como a iluminação do Cristo Redentor e a criação de filtros em redes sociais, o Maio Verde tem promovido um maior reconhecimento e apoio para aqueles que vivem com essa condição crônica.
Por Comunicação AML – Infinita Escrita
comunica.aml@aml.com.br