‘Ópera, Por Que Não?’: AML Cultural sedia programação gratuita do projeto

Projeto pedagógico realiza nos dias 10, 11 e 13 de julho workshop e concerto com renomados nomes da lírica nacional na sede cultural da AML

A AML Cultural é parceira no projeto “Ópera, Por Que Não?”, que acontece esta semana em Londrina. Atividades gratuitas e abertas ao público e um recital com cantores líricos e pianistas correpetidores marcam a realização do quarto módulo do projeto, que é aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), capitaneado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, e tem apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Na quarta (10) e na quinta-feira (11), sempre às 19 horas, a cantora Ligiana Costa, que também é compositora e musicóloga, com especialidade em ópera do século XVII, realiza um workshop sobre a história da ópera na sede cultural da AML. A atividade é aberta ao público e gratuita.

No sábado (13), o maestro italiano Massimiliano Carraro e a soprano Marcia Kaiser realizam, no palco da AML Cultural, o Café Concerto, dentro da programação do Festival Internacional de Música de Londrina. Eles irão apresentar um recital com os alunos e pianistas correpetidores participantes do projeto. Aberto ao público, o Café Concerto é gratuito e começa às 10 horas.

Sobre o workshop

Por meio de um rico painel cultural dos elementos decisivos para o surgimento da ópera lírica, o workshop da cantora Ligiana Costa oferece “um mergulho histórico e estético no momento estimulante da formação da ópera como uma novidade do universo artístico”, comenta a compositora.

Segundo ela, o século XVII é testemunha do nascimento da forma mais duradoura e mais complexa de teatro musical: a ópera lírica. “O surgimento e a cristalização deste gênero são consequências de séculos de história do teatro e da música e, em especial, de algumas passagens cruciais no desenvolvimento de um novo sistema de produção”, diz.

Atualmente, a cantora atua como dramaturgista de ópera junto a diversos encenadores e colabora nesta função no Theatro Municipal de São Paulo e no Festival Amazonas de Ópera. Ligiana também é colaboradora da Rádio Cultura FM e criou o podcast do Theatro Municipal de São Paulo, com o qual venceu o Prêmio Profissionais da Música de melhor apresentadora de podcast de 2021.

Sobre o maestro Massimiliano Carraro

Nascido em Milão, desde pequeno Massimiliano Carraro se dedicou ao estudo da música, graduando-se no Conservatório “G. Verdi” da cidade, em oito graduações diversas: Piano, Cravo, Órgão e Composição de Órgão, Composição Vocal Polifônica, Canto Coral e Regência de Coro, Instrumentação para Banda, Composição, e por fim, Regência de Orquestra.

Especializado em Orquestra e Direção de Ópera pela Hochschule, de Viena, lecionou as disciplinas de “piano solista” e “composição” na Escola Cívica de Música de Milão por mais de uma década e foi membro de comissões e presidente de vários concursos nacionais e internacionais.

Trabalhou durante anos como colaborador na Academia de Especialização para Artistas de Ópera do Teatro alla Scala. Foi diretor da prestigiada Escola Cívica de Música da Fondazione Scuole Civiche, em Milão, e ainda trabalha como pianista, diretor de ópera e diretor lírico-sinfônico em várias produções na Itália e no exterior, com orquestras, corais e solistas de prestígio.

Carraro tem uma ligação especial com Londrina, como Direttore d’Orchestra, realizando concertos com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel). Atualmente, faz parte do Conselho Administrativo do Teatro Roberto de Silva, da cidade de RHO, província de Milão, e do Conselho Administrativo da Associação Wagneriana de Milão.

“Ópera, Por Que Não?” tem programação intensa

Na terça e quarta-feira (9 e 10), das 09h30 às 11h30, o “Ópera, Por Que Não?” recebe a soprano Marcia Kaiser para a realização de um workshop sobre Bel Canto, no Conservatório Musical de Londrina. O evento é aberto à comunidade. João Malatian, com uma carreira marcada por longa colaboração com o Theatro Municipal de São Paulo, onde atuou como cantor, diretor cênico e coordenador artístico, oferece uma masterclasse dentro do quarto módulo do projeto.

O projeto “Ópera, Por Que Não?” tem como objetivo a criação de um corredor lírico entre Londrina e Maringá, atuando diretamente no aperfeiçoamento de cantores líricos e pianistas correpetidores. A ideia também é levar a arte da lírica para todos, uma iniciativa de formação de público para a ópera através de apresentações, sempre gratuitas e em espaços acessíveis.

Toda a produção executiva é da PÁ! Artística, com a I Bravissimi como proponente, além de apoio da AML Cultural, Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, UEL, Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, UEM, Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, Conservatório Musical de Londrina, Hotel Crystal e Instituto da Música de Maringá.

Workshop História da Ópera

Com Ligiana Costa

Quando: 10/7 (quarta) e 11/7 (quinta)

Horário: 19 horas

Onde: AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)

Entrada: gratuito e aberto ao público

Café Concerto

Com Massimiliano Carraro e Marcia Kaiser

Quando: 13/7 (sábado)

Horário: 1o horas

Onde: AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)

Entrada: gratuito e aberto ao público

Por Comunicação AML – Infinita Escrita com assessoria de comunicação

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe