A campanha que institui o primeiro mês do ano para a conscientização sobre a importância da saúde mental foi iniciada em 2014 em Uberlândia (MG). Janeiro, pelo fato de que ao iniciar um novo ano, existe maior propensão a se pensar sobre a vida; e o branco, pela referência à uma folha ou uma tela limpa, com possibilidade de reorganizar as histórias, as relações, as emoções, a própria vida.
O propósito da campanha de colocar a saúde mental em pauta é simples: quem cuida da mente, cuida da vida. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em média 14% dos benefícios anuais de saúde no Brasil são relacionados a transtornos mentais. E pelas informações da International Stress Management Association (ISMA), o estresse atinge 70% dos trabalhadores brasileiros e causa depressão em 47%. A associação sugere ainda que 30% da população economicamente ativa sofra de burnout, a síndrome do esgotamento profissional, gerada pela tensão no trabalho.
Para que se pudesse fazer algo de efetivo na conscientização o Janeiro Branco estabelece como tópicos principais a saúde emocional, psicoeducação, educação emocional e harmonia nas relações, e fomenta o debate, a disseminação do conhecimento e de uma cultura de saúde mental e o planejamento de ações coletivas em auxilio ao poder público na criação de políticas públicas que ajudem a combater o adoecimento emocional.