Nova diretoria, presidida pela médica Dra. Rosana Nechar, foi empossada no Jantar do Dia do Médico, que também comemorou os 82 de fundação da Associação Médica de Londrina
O tradicional jantar em comemoração ao Dia do Médico foi ainda mais especial para a Associação Médica de Londrina (AML) este ano: além de celebrar os 82 anos de fundação da entidade, os associados deram boas-vindas à nova diretoria, que será presidida pela Dra. Rosana Mara Ceribellii Nechar para Gestão AML 2023-2026.
Médica formada pela Universidade de Campinas (Unicamp), Dra. Rosana é especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP-AMB) e em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB-AMB) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Nas palavras da própria médica, a nova gestão será pautada no entusiasmo em liderar, inovar e contribuir para o bem-estar dos pacientes e o progresso da medicina na região. “Como presidente, minha intenção é trabalhar em estreita colaboração com meus colegas médicos para enfrentar os desafios que nossa profissão nos impõe nos dias de hoje.”
“Juntos, podemos melhorar a qualidade da assistência médica, promover a educação continuada, defender a valorização profissional e apoiar os direitos dos médicos e pacientes, sendo assim, exemplos de ética e profissionalismo”, declarou a Dra. Rosana, em seu discurso de posse, reforçando que a AML deve ser “a casa do médico, voltada para a saúde, ciência, arte e comunidade”.
A história da nova presidente se confunde com a própria história da AML e com o legado passado pelos colegas que a antecederam, em especial, a Dra. Beatriz Emi Tamura, que foi a primeira mulher a assumir a presidência da AML (e de uma entidade de classe londrinense), função que exerceu com maestria nos últimos seis anos.
“Meu lema sempre foi baseado na frase de Joel Barker, um pesquisador e futurista: ação sem visão é só um passatempo, não passa de um sonho. Mas visão com ação pode mudar o mundo”, destacou a Dra. Beatriz, ao se despedir dos colegas. Ela relembrou as importantes conquistas da AML durante a sua administração, que foram muitas: hoje, o associado AML tem uma associação forte, unida, estruturada e agregada às suas entidades de classe estadual e federal.
Entre as conquistas, estão a participação em decisões, articulações, negociações, canais de manifestação, sugestões, denúncias, cursos e publicações científicas; o Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), com a melhor remuneração e benefícios para usuários e médicos da AML, com abrangência em outros estados; o programa de benefícios AML Inclusive, com receituário digital, assinatura com certificação ICPBrasil e cartão digital, que abrem portas para diversas parcerias.
“Tem uma entidade participativa junto a ações de melhorias de saúde na comunidade, como foi no enfrentamento da pandemia”, citou a Dra. Beatriz, enumerando as comissões de Saúde Pública, Ética e os diretores dos departamentos de Especialidades Médicas, que disponibilizam um canal para análise técnica de projetos de Lei relacionados à saúde em Londrina.
Em seu discurso de encerramento de mandato, doutora Beatriz também comemorou a redescoberta da AML Cultural “estruturada, renovada, revitalizada e ativa, com uma academia de Artes, Cultura, Saúde e Ciências no coração da cidade”. “Um resgate da nossa história, dos nossos médicos, que sempre atuaram não só na medicina, mas em todos os seguimentos para o desenvolvimento da cidade”, reforçou.
“Poder concluir a gestão com chave de ouro é uma grande satisfação, um sentimento de dever cumprido, de uma visão que, com ações executadas, levarão, efetivamente, a AML rumo a 2040”, finalizou Dra. Beatriz.
Gestão da AML é exaltada pelos colegas
O trabalho das duas gestões de Beatriz Tamura foi exaltado pelos colegas, nas palavras do médico Alcindo Cerci Neto, representante do Conselho Federal de Medicina (CFM): “Quero agradecer aos membros da diretoria anterior pelo trabalho incansável e dedicado que realizaram em prol dos médicos londrinenses e também como órgão de representação das esferas de tomada de decisão. O comprometimento da AML com a saúde pública do município e a luta pela medicina é admirável e serviu como base para o sucesso que alcançamos até o momento”.
Ele recordou a participação da AML no COESP (Comitê Especial) para o enfrentamento da pandemia que, “como todos os médicos, se lançou de peito aberto, sem vacina ou conhecimento, na batalha pela vida durante a pandemia. Um ato do mais puro heroísmo, que está gravado no DNA de qualquer médico”.
“Neste momento, estamos testemunhando uma transição de liderança, que é tanto um privilégio quanto uma responsabilidade. Em nome do CFM, desejo a vocês, membros da nova diretoria médica, muito sucesso e sabedoria em suas funções. Que possam liderar com dedicação, ética e profissionalismo e que possamos, juntos, fazer avanços significativos em direção a uma comunidade mais saudável”, disse o Dr. Alcindo.
Parceiro da AML desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, Felippe Machado destacou a importância da Associação Médica para Londrina: “A AML se configura entre as cinco mais importantes entidades de classe da cidade, difundindo não só saúde, mas história e cultura”.
Machado agradeceu o apoio recebido da AML desde 2017, que se tornou o “segundo lar” da Secretaria de Saúde. “Um espaço onde podemos discutir projetos relacionados à saúde e à população londrinense, uma referência no enfrentamento da pandemia, contribuindo para o HU e a Secretaria de Saúde com seu grupo técnico de referência, que sempre defende a ciência e a medicina”, apontou.
AML tem noite de festa
Para dar início à festa do Dia do Médico, comemorado no último 18 de outubro, o médico associado Dr. Willian Procópio tocou o hino nacional ao piano, emocionando a todos. Após os discursos e a assinatura da transferência de posse, a presidente eleita, Dra. Rosana, e seus vice-presidentes, Marco Aurélio Cruciol Rodrigues (1º vice-presidente) e Luis Wanderley Romaniszen (2º vice-presidente), empossaram, juntos, a nova Ddiretoria, Conselho Fiscal e de Ética e comissões para a gestão do próximo triênio.
Um sorteio de brindes ofertados pelos patrocinadores presenteou os convidados Ricardo Marinho Teixeira, Andressa Zicarelli e Angelo Pamplona, com um vale da GWM Ebrun Londrina, para uso de um carro elétrico durante um final de semana, e Thais Cardoso de Oliveira Campos, com um quadro doado pelo médico José Eduardo Benelli, que, recentemente, realizou uma exposição de suas peças na AML Cultural. Suas obras também foram expostas na entrada do salão de festas, para o encanto dos convidados.
Após o jantar, servido pelo Villa Planalto Buffet e o embalo de soft music tocada ao piano, sax e bateria, a pista de dança foi logo invadida madrugada adentro pelos casais mais animados, que se deliciaram com hits de todas as décadas. A alegria e os sorrisos dos associados e familiares mostravam a gratidão pelo que foi conquistado pela AML para a medicina e a saúde de Londrina nos últimos seis anos e o entusiasmo pelos novos tempos que se iniciam. Em 2024 tem mais!
AML Gestão 2023-2026
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Rosana Mara Ceribelli Nechar
1º Vice-Presidente: Marco Aurélio Cruciol Rodrigues
2º Vice-Presidente: Luiz Wanderlei Romaniszen
Secretária Geral: Najat Nabut
1º Secretária: Ana Tereza Ramiro Muzio
1º Tesoureiro: Jose Antonio Rocco
2º Tesoureiro: Elaine Regina Ferraresi Sampaio
CONSELHO FISCAL
Efetivos: Frederico de Carvalho Fraga, Ines Paulucci Sanches e Pedro Miguel Asperti
Suplentes: Renato Mikio Moriya e Elaine de Santi
*Comissões já nomeadas
COMISSÃO CIENTÍFICA
Frederico de Carvalho Fraga, Nicola Mortati Neto e Najat Nabut
COMISSÃO DE SAÚDE PÚBLICA
Coordenação: Josemari de Arruda Campos
COMISSÃO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Coordenação: Alcindo Cerci Neto
COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Coordenação: Lucas Henrique Rinaldi Faidiga
COMISSÃO CULTURAL/SOCIAL
Ana Tereza Ramiro Muzio, Najat Nabut, Magda Paiva e Patrícia Berg
COMISSÃO ELEITORAL
Baltazar Amadeo Gongora
Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita
comunica.aml@aml.com.br
Leia também: Saiba a diferença entre paciente grave e paciente crítico – Associação Médica de Londrina (aml.com.br)