Memorial lançado na AML resgata história da medicina em Londrina

Lançamento do Memorial AML simboliza o encerramento das gestões da médica Beatriz Tamura, presidente da AML de 2017 a 2023

Beatriz Tamura lança memorial AML da medicina em Londrina
 Beatriz Tamura lembrou as importantes contribuições dos médicos para a ciência e a cultura de Londrina

Em uma cerimônia realizada na noite de 30 de novembro de 2023, a Associação Médica de Londrina (AML) lançou o projeto do Memorial Histórico da Medicina de Londrina. Instalada no primeiro piso da sede da AML Cultural, a iniciativa reúne um acervo de fotos, equipamentos, livros e documentos que já começam a contar a história da medicina na cidade. 

, a iniciativa reúne um acervo de fotos, equipamentos, livros e documentos que já começam a contar a história da medicina na cidade. 

O lançamento do Memorial simboliza o encerramento das gestões da Dra Beatriz Tamura, presidente da Associação Médica no período 2017-2023. Grande incentivadora do projeto, ela deixa também como legado a retomada e revitalização da Sede Histórica da entidade, agora chamada de AML Cultural, que se consolidou como importante espaço cultural aberto às diversas manifestações artísticas e a comunidade. 

“Estou satisfeita por termos iniciado esse projeto de resgate da memória da medicina em Londrina. Os médicos tradicionalmente contribuem com a ciência, a arte e a cultura da cidade, por isso, considero que o lançamento do Memorial e a revitalização da Sede Histórica são passos importantes neste sentido, inclusive abrindo um espaço democrático para artistas de Londrina e região”, declarou a Dra Beatriz Tamura, durante a apresentação do Memorial a diretores e médicos associados.

Acervo em atualização no Memorial AML

O acervo do Memorial da Medicina está em constante atualização. Além da recuperação do material existente no Centro de Documentação e História da AML, criado ainda nos anos 1980, já foram muitas as doações de médicos e familiares de pioneiros, clínicas, hospitais e entidades. E a ideia é que os agentes da medicina e promotores da saúde em Londrina possam seguir contribuindo com os objetivos em exposição permanente. 

Médicos prestigiam lançamento do Memorial da medicina  de Londrina
Médicos prestigiam lançamento do Memorial

Além disso, o projeto contempla a distribuição de painéis por toda a sede da AML Cultural e quatro TVs para exibição de produção audiovisual de resgate da memória. Três mil fotos da AML no Museu Histórico estão sendo digitalizadas, além de documentos que fazem parte da trajetória da associação e da medicina na cidade. 

A Dra Rosana Nechar, atual presidente da AML, convidou os médicos e instituições a visitarem o memorial e doarem o acervo histórico que possuem para a iniciativa de centralizar a memória médica na AML. “Isso é dar continuidade ao trabalho de preservação dos pioneiros da AML, resgatando e produzindo história”, afirmou.

Apoio do Inesco

O projeto Memorial da Medicina resgatou também outro importante acervo: a catalogação dos documentos e fotos realizados por estudantes dos cursos de arquivologia, biblioteconomia e história da UEL, em projeto acadêmico, realizado nos anos de 2016 e 2017, apoiado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), que financiou as bolsas dos estagiários e dos auxiliares do Museu Histórico de Londrina. O Dr João Batista Campos, presidente do Inesco à época, elogiou o resultado apresentado na cerimônia de lançamento.

 “Jamais poderia imaginar que a semente que plantamos daria um fruto tão bonito. É importante lembrar que tudo começou com o Dr Samuel Silva da Silva, ex-presidente da AML em meados da década de 1980, que na época já vislumbrava a importância histórica de preservar a memória da medicina”, disse.

No dia 30, também foi inaugurada na AML Cultural a cafeteria Odebrecht Premium, mais um ponto de encontro no centro da cidade. A cafeteria oferece um cardápio variado em ambiente aconchegante e moderno. O espaço é aberto ao público em geral, funciona durante o horário das atividades do espaço Cultural e tem preços especiais para os associados da AML.

 

Compartilhe