Encontro bimestral pretende fortalecer o relacionamento entre os associados em um jantar harmonizado para apreciar e conversar sobre diferentes rótulos de vinhos
Um ponto de encontro para degustar e conversar sobre vinho: esse é o objetivo da Confraria de Vinhos AML, que terá início no próximo dia 31 de janeiro, no Nido Pastifício, que fica na Rua Rubéns Carlos de Jesus, 300 – loja 9, na Alameda Santana.
A iniciativa de reunir colegas médicos para trocar informações sobre vinhos enquanto apreciam diferentes rótulos partiu da presidente da AML, Dra. Rosana Ceribelli Nechar, ainda em 2020, quando ela fazia parte da Comissão Social da gestão anterior.
“Eu sempre achei que uma confraria de vinhos poderia ser um espaço muito interessante, pois nós temos muitos colegas que são apreciadores e alguns que também são sommeliers. Então, a gente quis juntar essas pessoas em momentos da Associação Médica, que se torna o ponto de encontro onde o assunto é o conhecimento dos vinhos”, conta a Dra. Rosana.
Ela lembra que foram realizados dois encontros considerados projetos pilotos da confraria. “Um deles foi ligado a uma reunião de aniversariantes, quando a gente aproveitou um cantinho da festa para fazer a nossa confraternização.”
Naquele primeiro momento, o grupo trouxe um sommelier de fora e no segundo momento, o convidado foi o psiquiatra Dr. Marcelo Castro, associado da AML, que já promovia uma confraria de vinhos há muitos anos.
“O Dr. Marcelo Castro veio nos brindar, aceitou generosamente nosso convite, e foi muito interessante. Isso aconteceu no ano de 2020, antes da pandemia. Foi um encontro dedicado aos apreciadores de vinho e ambos os eventos foram um sucesso, em termos de número de associados presentes e também de satisfação”, recorda a presidente da AML.
As reuniões foram interrompidas pela pandemia e o projeto está sendo retomado só agora, na atual gestão. “A gente pretende se reunir em meses alternados. A confraria não deve ser muito volumosa porque é um encontro onde a gente deseja, de fato, fortalecer o relacionamento entre os associados e estimular a chegada de novos sócios. Além de ser informativo, vai ser um evento social muito interessante e muito gostoso. E eu convidei o Dr. Marco Cruciol para coordenar justamente porque ele também é um sommelier”, comenta a presidente.
Segundo o Dr. Marco Aurélio Cruciol Rodrigues, que é 1º Vice-Presidente da AML e coordenador da Confraria de Vinhos, o encontro acontecerá a cada dois meses, quando não houver o jantar dos aniversariantes.
“Será sempre uma programação de jantar e vinhos harmonizados, escolhidos pelo conselho e por mim. Vamos trabalhar o número de pessoas conforme adesão. Neste primeiro evento de janeiro vamos deixar um número um pouco menor de presentes, de 24 pessoas, justamente para a gente fazer o piloto, para ver como é que vai funcionar. Está liberado o associado levar mais um acompanhante, sempre por adesão”, explica o médico.
Ele ressalta que a ideia é que não seja só um encontro para se tomar vinho: “Vai haver uma parte educacional também, de preparar um pouco sobre a história dos vinhos, falar sobre os vinhos que estão sendo degustados, o porquê que eles estão ali, as justificativas de harmonização etc..”
Para o Dr. Marco, o mais importante em manter uma confraria de vinhos dentro da AML é fortalecer vínculos e promover networking, “tanto para você conversar sobre assuntos em comum com outras pessoas, como para fortalecer esses vínculos pessoais mesmo, de relacionamento entre os médicos associados”, completa.
“Eu sempre senti o vinho, e isso tem um pouco a ver também por que eu gosto de vinho, como um catalisador desses relacionamentos, sabe? O vinho, para mim, veio com um motivo muito familiar. Meu vô gostava de tomar vinho aos finais de semana, sempre foi meu ritual com ele tomar vinho aos sábados e domingos, e foi assim que eu comecei a estudar um pouquinho mais, me interessar mais”, recorda.
A partir dessa experiência, o médico passou a se reunir com outros amigos apreciadores de vinho e, juntos, fundaram uma confraria há alguns anos. “E dentro desse grupo eu fiquei responsável por fazer os estudos dos vinhos, que é justamente o papel que eu farei na Confraria de Vinhos da Associação Médica”, justifica o médico, que leu diversos livros sobre o tema e fez cursos até completar sua formação como sommelier.
“Embora tecnicamente até seja sommelier, prefiro dizer que eu sou um entusiasta. E tem sido uma coisa muito prazerosa, porque me trouxe muitos amigos”, finaliza.
Quer participar da Confraria do Vinho AML? Entre em contato com a secretaria da associação pelo telefone (43) 3341-1055.
Leia também: Visão e ação agregam entusiasmo para a gestão da AML no próximo triênio – Associação Médica de Londrina
Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita
comunica.aml@aml.com.br