AML Cultural recebe mostra ‘150 Anos da Imigração Italiana’ a partir de 16 de setembro

A mostra é promovida pela Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi, em parceria com o Sesc e a Universidade Estadual de Londrina 

Acontece entre os dias 16 de setembro e 6 de outubro na AML Cultural a mostra “150 Anos da Imigração Italiana”, promovida pela Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi, em parceria com o Sesc e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“Esta é a primeira mostra de memórias da comunidade italiana do Norte do Paraná. Um sonho acalentado desde o início pela associação I Bravissimi, que realizamos agora. É um registro que faltava na história e não poderia deixar de ser feito durante as comemorações dos 90 anos de Londrina”, comenta a diretora da entidade, Hylea Ferraz.

“150 Anos da Imigração Italiana”

Durante os meses de maio a julho de 2024, uma equipe especializada do curso de História da UEL e do Sesc Cadeião recebeu, analisou e selecionou fotos, documentos, objetos, entre outros pertences de mais de 30 famílias italianas que emigraram para o Brasil e se instalaram no Norte do Paraná, vindos de outros estados.

Os estudantes da UEL Débora Pedrão, Gabriele Turino, João Vitor Vieira, Maria Cristina Mantovani, Marcos Ferrari, Mateus Vasconcelos e Sarah Viscardi, orientados pelo professor de história Marco Antônio Soares montaram um registro de acervo, com dados de cada documento e peças entregues. As famílias receberão de volta os pertences após o término da mostra, mas alguns já foram doados para o museu.

Italianos são maioria em Londrina

Atraídos pela propaganda de terras férteis em concessão a baixo custo, loteadas pela empresa inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), muitos imigrantes italianos, já instalados em outros estados brasileiros, migraram para o Norte Novo do Paraná, em sua maioria vindos do estado de São Paulo.

Aqui construíram história, família, impulsionaram a agricultura e, na década de 1930, eram os italianos e descendentes o maior número de imigrantes do município de Londrina, somando mais de 600  pessoas. O fluxo migratório da Itália para o Brasil ocorreu entre os anos 1876 a 1920, sendo que o Brasil recebeu mais de um milhão de italianos.

A mostra “150 Anos da Imigração Italiana” é uma realização da I Bravissimi e Sesc Cadeião em parceira com o Museu Histórico de Londrina; Museu Histórico de Cambé; Museu Histórico de Ibiporã; departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL; Associação Médica de Londrina; Codel; Rádio UEL FM, 107,9 Sociedade Amigos do Museu.

Serviço:

Mostra “150 Anos da Imigração Italiana”
Local: AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)
Quando: de 16 de setembro a 6 de outubro
Horário: das 10h às 18h
Entrada: gratuita

Leia também: ‘Palcos Musicais’ revela talentos em show na AML Cultural

Por Comunicação AML com I Bravissimi

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe