Health Connect Summit: AML é parceira em mais uma edição do evento

Health Connect Summit, que acontece em Londrina nos dias 5 e 6 de agosto e incentiva a interação entre os atores da saúde e tecnologia, tem apoio do CITS-AML 

Londrina sedia mais uma edição do Health Connect Summit (HCS) nos dias 5 (segunda) e 6 (terça) de agosto, no auditório do Aurora Shopping. O evento gratuito é realizado pelo Polo de Saúde de Londrina e Sebrae/PR, em parceria com a Governança Saúde Londrina União Setorial (Salus), que conta com a participação da Associação Médica de Londrina (AML), e o Arranjo Londrinense das Indústrias de Saúde (Alis).

O HCS visa incentivar a interação entre os atores da saúde e tecnologia no Brasil, criando um ambiente propício para fomentar discussões sobre inovação, futuro, tendências, transformação digital, gestão e liderança na área da saúde. Para se inscrever no evento, que é gratuito, acesse o formulário de inscrição aqui.

Além de palestras e painéis, o Health Connect Summit contará com uma Feira de Produtos e Serviços do Polo da Saúde de Londrina. A presidente da AML, Dra. Rosana Ceribelli Nechar, fará uma participação especial no painel “Lideranças femininas no setor da saúde”, na terça-feira (6), a partir das 17 horas. 

“Tive a honra de ser convidada para participar de um painel de lideranças femininas no setor da saúde para falar sobre os desafios da mulher na medicina, ao lado de mulheres incríveis que fazem a diferença na gestão de hospitais da nossa cidade”, convida a Dra. Rosana, destacando que o HCS cresce e se supera a cada ano.

“Convido a todos os colegas médicos e profissionais de saúde para mais uma edição deste encontro de conexões na área da saúde. A AML terá uma participação ativa, através de seu Comitê de Inovação de Tecnologias em Saúde, o CITS-AML, formado no primeiro semestre deste ano para fomentar e orientar sobre inovação e empreendedorismo direcionado a profissionais e acadêmicos, além de promover o intercâmbio de ideias e estabelecer parcerias para promover o crescimento e a excelência na comunidade do setor de saúde”, declara a presidente da AML.

João Santilli, diretor técnico do Laboratório Oswaldo Cruz e membro do Sallus, destaca a importância do uso da tecnologia na rotina dos profissionais de saúde. “Teremos um painel com três médicos de Londrina que têm suas startups que usam tecnologia de ponta para salvar vidas e agregar valor à sua atividade.”

Confira a programação 

No dia 5 de agosto, a palestra de abertura do médico anestesiologista Cristiano Hahn Englert, fundador da Connext Health, será realizada em parceria com o Comitê de Inovação e Tecnologia em Saúde (CTIS) da AML.

O CITS foi criado pela AML para o mapeamento de tendências e cenários nas instituições relacionadas à saúde, promovendo o intercâmbio de ideias e estabelecendo parcerias com instituições de pesquisa, empresas de tecnologia, poder público e universidades. 

O tema da palestra, que começa às 14 horas, será “Inovação, empreendedorismo e novas tecnologias na saúde: como avaliar oportunidades no mundo atual?”. 

Ainda na segunda-feira, às 15 horas, João Santilli, diretor técnico do Laboratório Oswaldo Cruz, vai mediar o painel “Tecnologias digitais e desenvolvimento de produtos no setor da saúde”, que irá debater os seguintes temas:

  • “Evolução das plataformas digitais em telecardiologia e teleradiologia”, com o médico cardiologista associado da AML Antônio Nechar Junior, CEO e diretor médico  da Telcor Telemedicina.
  • “Uma revolução no ensino médico e ciências da saúde”, com o médico Manoel Canesin, co-founder e CO da plataforma de ensino Paciente 360.
  • “Caixa preta da cirurgia: a transparência está chegando”, com Ricardo Mendes Alves Pereira, diretor da RILAP, plataforma de ensino médico e segurança profissional criadora do Life Surgery Box. Pereira é, também, diretor do Centro de Endometriose e Cirurgia Ginecológica do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).

​A partir das 16h30, o painel “Inovação e fabricação digital na saúde: cases de sucesso”, mediado pela professora Sonia Maria Fabris, docente do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL/CCS) e coordenadora do Núcleo de Fabricação Digital e Inovação do Hospital Universitário (FAB.I HU/UEL), vai debater:

  • “A impressão 3D na saúde e a redução de custos de cirurgias de alta complexidade”, com Matheus Brum Marques Bianchi Savi, fundador do Laboratório de Manufatura Aditiva e Inovação em Saúde (LabMAIS).
  • “Tecnologias 3D e saúde, perspectivas para a neo industrialização do Brasil”, com Pedro Yoshito Noritomi, chefe da Divisão de Tecnologias para Produção e Saúde do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

No último painel do dia, “Inovação aberta no setor da saúde”, com início às 17h30, o professor Dr. Cristiano Teodoro Russo, head de inovação na Hotmilk PUCPR Londrina, vai mediar as seguintes apresentações:

  • “Harena – o hub de inovação do Hospital de Amor”, com Guilherme Hernandes Garcia Sanchez, head de inovação do Harena – Hospital de Amor.
  • “Eretz.bio – referência em inovação em saúde”, com Ana Paula Forti Pinca, coordenadora de Projetos de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • “O papel do hub de inovação no Grupo Sabin”, com Istvan Camargo, chief innovation officer do Grupo Sabin, head do Skyhub.bio e senior advisor do Kortex Ventures.

A programação do Health Connect Summit continua na terça-feira (6) com a seguinte agenda:​

9 horas – Momento Ecossistema: Oportunidades de crescimento da empresa através da conexão com o Polo da Saúde de Londrina

9 horas – Painel: Ecossistema de Inovação de Londrina, com os participantes:

  • Lucio Kamiji – presidente do Conselho Administrativo do Instituto Estação 43.
  • Heverson Feliciano – consultor do Sebrae/PR.
  • João Claudio Santilli – membro fundador da Governança Salus Londrina.
  • Gilmar Machado – consultor, empresário e presidente da Associação Londrinense das Indústrias e Serviços da Saúde (Alis).​

O moderador da conversa será o médico neurocirurgião Luiz Soares Koury, do Centro Neurológico de Londrina.

​​10 horas – Painel: Cases de sucesso do Polo da Saúde de Londrina, com as empresas:

  • Gestão da Inovação como estratégia competitiva – Leonardo Beni, diretor-geral do Grupo Indusbello Company. Idealizador do Induslab – ecossistema de inovação do Grupo Indusbello.
  • 2i – jornada de evolução e crescimento – Renan Montanucci – CEO da 2i Produtos Odontológicos e Médico Hospitalares.
  • Jornada da startup Preveni, nascida em ações do Polo da Saúde de Londrina – Bruno Ullrich Rondem, CEO da Preveni.
  • Case Startup Isha – Renata Candido, CEO da Isha simulador e Isha simulador de Hemodiálise.

O moderador da conversa será Marcos Rogério Fertonani, CEO/ Founder da Blue Rise Health Tech.

​11 horas – Startup Show – Apresentação das startups do Polo da Saúde de Londrina.

13h30 – Políticas públicas e digitalização na saúde (SUS), com o moderador professor Dr. Cristiano Teodoro Russo, head de inovação na Hotmilk PUCPR Londrina, que irá conversar com a assessora de Inovação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Emanuela Rainho, sobre o tema “Ecossistema de inovação e o impacto no SUS”.

14h30 – Simulação realística na Saúde

16 horas – Interface Academia e Mercado promovendo a Inovação no Setor da Saúde, com os participantes:

  • Terapia Car-t – Diana Câmara, diretora da Nicell Pesquisa e Desenvolvimento Científico.
  • Empreendedorismo científico: da bancada para o mercado – Gerson Nakazato, docente associado da Universidade Estadual de Londrina/Centro de Ciências Biológicas/Departamento de Microbiologia​

A moderadora será a diretora do CCS/UEL, Andréa Name Colado Simão.

​17 horas -Lideranças femininas no setor da saúde, com moderação da consultora do Sebrae/PR Liciana Pedroso e as participantes:

  • Ana Paula Cantelmo Luz, superintendente da Irmandade da Santa Casa de Londrina.
  • Vivian Biazon El Reda Feijó, diretora superintendente do Hospital Universitário da UEL.
  • Dra. Rosana Mara Ceribelli Nechar, presidente da Associação Médica de Londrina.​

17 horas – Palestra de Encerramento com o médico anestesiologista Cristiano Hahn Englert.

Sobre o Health Connect Summit

O Health Connect Summit (HCS) teve sua primeira edição realizada em 2020, no formato online. O evento contou com mais de 1,2 mil participantes na plataforma e aplicativo. 

Já em sua segunda edição digital, em 2021, o HCS teve como tema central “Tendências, Tecnologias, inovação e o Futuro da área da saúde”. Mais de 13 mil participantes acessaram a plataforma de transmissão do evento. 

Em 2022 e 2023, o evento contou com mais de 300 participantes presencialmente, além de milhares de visualizações no canal do Polo da Saúde de Londrina. 

Em todas as edições, o evento discutiu assuntos estratégicos, voltados a segmentos como indústrias, hospitais, laboratórios, farmácia e odontologia, trazendo as principais temáticas, abordagens e tendências em inovação, tecnologias e futuro do setor da saúde, conectando instituições, empresas, gestores, profissionais, estudantes, pesquisadores e demais interessados. São realizadas anualmente diversas atividades como palestras, painéis temáticos, workshops, atividades para startups, rodada de negócios, dentre outras.

Por Comunicação AML – Infinita Escrita

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe