AML é sinônimo de ciência e cultura em Londrina

AML e AML Cultural se consolidam como importantes espaços de divulgação de conhecimento científico e cultural em Londrina

A AML já se consolidou como um dos principais espaços de divulgação de conhecimento científico e cultural de Londrina. Prova disso foram as dezenas de cursos de atualização médica realizados no auditório da sede administrativa, com destaque para o Café com Ciência, além dos podcasts e lives e a agenda lotada do teatro no Centro da cidade durante o ano inteiro, fechando 2024 com chave de ouro. 

Em 2025, a Associação Médica de Londrina quer aumentar ainda mais sua participação como fomentadora da ciência e cultura na cidade: infraestrutura de qualidade ela já tem em seus dois espaços e o melhor, um deles fica bem no “coração” da cidade.

“A AML Cultural está completando três anos de atividade e esses três anos foram marcados por uma ascensão muito grande. A gente vinha de um período pós-pandemia e a Associação Médica tinha o intuito de resgatar a sede histórica, sua primeira sede oficial, para transformá-la num centro cultural, e as premissas eram arte, saúde, educação e comunidade. Nesses três anos que se passaram, a gente batalhou muito por todas essas frentes”, comenta o gerente da AML Cultural, João Vidotti.

Uma das grandes conquistas da AML em 2024 foi a inauguração oficial do Memorial Histórico da Medicina de Londrina, em 21 de março. Instalado no primeiro piso da sede da AML Cultural, o museu reúne acervo de fotos, equipamentos, livros e documentos que contam a história da Medicina na cidade e que permanece aberto à visitação gratuita.

AML Comunidade

Diversas ações institucionais com foco em levar arte e conhecimento à comunidade ocuparam os espaços da AML durante o ano, em especial as sessões gratuitas de cinema para públicos diversos, que foram realizadas com patrocínio da Lei Paulo Gustavo na AML Cultural. 

Foram exibidos longas e curtas com temática infantil e para a terceira idade e os já tradicionais Cine Caffè, realizado pelo grupo I Bravissimi, que exibe filmes italianos na língua italiana, e o Cinema e Psicanálise, coordenado pelo psiquiatra e psicanalista associado Dr. Marcelo José de Castro que, após a exibição de cada filme, debate o enredo sob o prisma da psicanálise. Na programação deste ano, os debates incluíram os filmes Saltburn, Anatomia de uma queda, Garota Interrompida, Bebê Rena e Zona de Interesse.

As reuniões mensais do Instituto Não me Esqueças trataram de dezenas de assuntos relacionados ao cuidado de pacientes com demência, como: a importância do bem-estar dos cuidadores, desinformação sobre Alzheimer, instituições de longa permanência para pessoas idosas, desafio dos familiares com o cuidado, depoimento de cuidadores,  Alzheimer e cuidados paliativos, a importância da saúde bucal nas pessoas idosas e a atuação multiprofissional no cuidado de pessoas com demência.

Na sede administrativa, a programação do Café com Ciência, que contou com a participação de médicos associados como professores, apresentou aulas sobre temas importantes da cardiologia e neurologia para médicos de todas as especialidades, residentes e acadêmicos, no intuito de aproximar ainda mais a AML da comunidade médica de uma forma descontraída.

Nos podcasts e nos Encontros AML em formato de live, os médicos associados conversaram sobre assuntos de saúde de real interesse da população, como a regulação do intestino, dengue, covid-19, saúde da mulher e do homem, riscos do cigarro eletrônico, câncer de mama, prevenção ao suicídio, Alzheimer, patologias respiratórias na infância, uso e abuso da testosterona em homens e mulheres, entre outros.

A AML Cultural também foi palco de agendas importantes da 17ª Regional de Saúde, como a reunião sobre a situação da dengue em Londrina e região e a feira promovida pela Escola de Gestão do Paraná, com o tema “Capacitação de comissões intra hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplante”, a qual reuniu participantes de 25 cidades.

Sediou, ainda, um encontro entre os projetos da “Fábrica – Rede Popular de Cultura” fomentado pelo Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, que proporcionou a troca de experiências entre os proponentes e o fortalecimento do setor da cultura londrinense. E recebeu as aulas do curso de italiano oferecido pelo grupo I Bravissimi.

Outro evento de destaque na programação do espaço cultural da AML foi o VI Congresso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (COMUEL), organizado pelos acadêmicos de Medicina da universidade em abril. O evento promoveu o desenvolvimento, atualização e compartilhamento de saberes na área da saúde e marcou o retorno dos encontros científicos ao Centro da cidade.

Ainda em junho deste ano, a AML lançou o Comitê de Inovação e Tecnologia em Saúde (CITS), que visa aproximar a entidade da área de inovação tecnológica em saúde, mapeando tendências do setor para incentivar o empreendedorismo médico. Para a presidente da AML, Dra. Rosana Ceribelli Nechar, “é um privilégio fazer parte deste movimento, o uso da tecnologia e da inteligência artificial na medicina é um caminho sem volta”.

Ela participou, também, do painel “Lideranças femininas no setor da saúde”, durante o Health Connect Summit (HCS), evento que incentiva a interação entre os atores da saúde e tecnologia no Brasil, realizado em agosto em Londrina. 

“A AML terá uma participação ativa, através do CITS, formado para fomentar e orientar sobre inovação e empreendedorismo direcionado a profissionais e acadêmicos, além de promover o intercâmbio de ideias e estabelecer parcerias para promover o crescimento e a excelência na comunidade do setor de saúde”, resume a presidente da AML.

A AML Cultural também foi palco de diversas apresentações dentro da programação da 44ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), em julho, e de um encontro com os candidatos à prefeitura de Londrina, promovido pelos conselhos municipais com o intuito de debater os rumos da cultura na cidade. 

A Feira da Fábrica na AML Cultural foi uma noite repleta de cultura, arte e memória, que reuniu práticas gratuitas diversas, como caixas de memória, oficina criativa em Educação Patrimonial, laboratórios de teatro em grupo e de cenografia e cenotécnica, palhaçaria e oficinas de cinema popular, de choro e de xilogravura . O espaço cultural da AML também sediou os cursos da Incubadora da Escola Municipal de Música de Londrina, que oferecem aulas de banda de garagem, bateria, guitarra, contrabaixo, piano/teclado, vocal e musicalização.

Renovação cultural

Como a maioria dos setores, a cultura também vive um período de reestruturação pós-pandemia que, na opinião de João Vidotti, está marcado por uma renovação. “A gente tem visto surgir aqui grandes nomes da produção cultural londrinense que têm sido grandes parceiros da AML Cultural. A gente resume toda essa trajetória num sucesso, que foi conseguido em conjunto com os atores culturais da cidade, que estão se reestruturando também, encontrando novas saídas, novas propostas.”

Um grande parceiro em 2024 foi o cantor, professor de canto e produtor musical Paulo Vitor Poloni, que realizou toda a programação da série “Brasil Canção” no palco da AML Cultural, sempre com a casa lotada. 

Nos eventos musicais mensais, ele passeou pelo samba e pela música popular brasileira com temas de novelas, especial MPB anos 70, especial Marisa Monte e Adriana Calcanhoto, composições de Noel Rosa, além de convidar alunos e artistas londrinenses em ascensão para compartilharem seus dons e composições. Um dos destaques da programação foi o dueto de Paulo Vitor com a cantora Fabiana Cozza.

O Coral AML, já consolidado entre as propostas institucionais, fez duas lindas apresentações em 2024 em parceria com o Coro Lírico de Londrina: o Sarau de Outono, de músicas eruditas e obras compostas para canto coral, e a Noite Barroca, apresentando o concerto “Glória”, de Antonio Vivaldi, com abertura da Maratona Flauta e Fole, que tocou uma seleção de sonatas.

E o MED in Concert,  tradicional encontro de médicos que buscam na arte uma forma de lazer e socialização fora da rotina exigente Medicina, subiu ao palco da AML Cultural em três shows lotados e ainda agraciou os convidados do Jantar do Dia do Médico, na Villa Planalto, com um um pocket show que colocou todo mundo para dançar.

Infraestrutura de primeira

“A cultura sempre depende dessa somatória de esforços. E aqui, na verdade, é um local onde a gente encontra essa reunião, é um ponto de encontro desses promotores culturais”, reforça o gerente João Vidotti, destacando a AML Cultural como um ponto convergente para todas as manifestações artísticas.

“A gente pode falar do teatro, da música, da dança. Isso tudo tem trazido o sucesso para cá, além das exposições de artes plásticas e o resgate histórico, com o Memorial, que foi o intuito da própria Associação Médica de restabelecer o Departamento de Preservação e Memória que já está instituído desde 1991. É de responsabilidade histórica, também, da Associação Médica essa preservação da memória, não só dos médicos, mas também da cidade como um todo”, declara Vidotti.

A união de esforços em prol da arte contou com dezenas de projetos ao longo do ano, desde shows musicais de diversos gêneros, desde MPB, samba, viola e rock até ópera, palestras motivacionais, workshops, videoperformance, exposições performáticas e interativas, como a Orquestra Didática, exposições de pintura e fotografia, peças teatrais, uma delas em parceria com a Escola Municipal de Teatro – Funcart, além do espetáculo “Arte Total”, uma iniciativa inovadora que reuniu música, teatro e dança numa experiência sensorial completa para o público.

A AML Cultural também está se tornando um dos principais palcos do stand-up comedy de Londrina, recebendo nomes influentes do gênero, consolidando-se como um ponto de encontro entre comediantes e o público ávido por espetáculos de humor. Só em 2024 foram nove shows, com destaque para Lea Maria, Serginho Lacerda, Cris Paiva e Nando Viana.

Serviço:

Ficou interessado em locar os espaços da AML para realizar seu evento, seja ele institucional ou cultural, entre em contato com as secretarias:

Sede Administrativa (43) 3341-1055

AML Cultural (43) 3066-1313

Por Comunicação AML – Infinita Escrita

comunica.aml@aml.com.br

 

Compartilhe