‘Cinema Realista’: AML Cultural recebe exposição da retratista Eda Cavaleri

Mostra gratuita acontece entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro no saguão de entrada do espaço cultural da AML e terá 18 desenhos realistas baseados em pôsteres de filmes

A artista plástica autodidata Eda Cavaleri sempre foi uma apaixonada pelas artes e depois de trabalhar como esteticista por 28 anos, decidiu seguir carreira como retratista realista e  agora apresenta seus últimos trabalhos na exposição “Cinema Realista”, que ficará em cartaz no saguão da AML Cultural entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro, com entrada gratuita. 

“Sou retratista realista. Faço retratos a partir de fotos de pessoas e animais e para divulgar meu trabalho, montei a exposição ‘Cinema Realista’, que traz vários desenhos de pôsteres de filmes”, convida a paulistana de 57 anos que vive em Londrina há três anos.

Mas a mostra voltada ao cinema é só mais um de seus trabalhos como artista plástica. Aqui em Londrina, ela já apresentou outras duas exposições de retratos realistas com os temas mulheres negras e maternidade. 

Para esta exposição, ela está levando à AML Cultural 18 desenhos feitos a mão, no grafite. “São feitos no lápis. Eu levo 32 horas em um desenho no tamanho 29×42, dependendo da complexidade do desenho”, diz Eda, que sua papel e lápis específicos para desenhos e realiza os acabamentos em verniz, para garantir a conservação da obra.

Autodidata, Eda incrementou suas habilidades de retratista em um curso de desenho realista na Escola de Realismo Charles Laveso, uma plataforma online criada pelo especializado em desenhos realistas Charles Laveso, que mescla as técnicas de desenhos realistas com dicas e exercícios que ajudam a melhorar o foco e a concentração do artista.

“Trabalho com desenhos realistas há dois anos e já fiz em torno de 70 desenhos, entre retratos e desenhos de pets”, cita Eda, que encontrou a paixão por desenhar na infância. “Sempre tirava 10 nas aulas de artes, mas só comecei a trabalhar com arte em meados de 2019.”

“Fui esteticista por 28 anos e fiz fotografia depois que deixei a área. Mas sempre tive um pé na arte, fazendo artesanato para vender. Por influência  de uma professora de artes, migrei para as telas e, em busca de aprimoramento, fiz o curso de realismo”, conta a artista plástica, que hoje vive de produzir retratos por encomenda.

Exposição: Cinema Realista

Onde: AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130) 

Quando: 28/8 a 13/9

Horário: 10h às 18h

Entrada: Gratuita

Leia também: Orquestra Didática faz temporada na AML Cultural em agosto

Por Comunicação AML – Infinita Escrita

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe