A Resolução CFM nº 2.330/23 incluiu Auditoria Médica e Ultrassonografia Geral como dois novos campos de atividade médica
O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a lista de especialidades médicas e áreas de atuação dos profissionais. Por meio da Resolução CFM nº 2.330/23, a entidade homologa a Portaria CME n. 1/2023, que atualiza a relação de especialidades e áreas de atuação médicas aprovadas pela Comissão Mista de Especialidades.
Entre as principais mudanças, a norma passa a considerar a Auditoria Médica e a Ultrassonografia Geral como dois novos campos de atividade médica. Também há novidades na área de atuação em Endoscopia Respiratória, estendendo-a para aqueles que tiverem título em Pediatria com certificado de atuação em Pneumologia Pediátrica.
A resolução regulamenta, ainda, os períodos obrigatórios para a obtenção de certificado nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva e Radioterapia e nas áreas de Cirurgia do Trauma, Ecocardiografia, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, Medicina Aeroespacial, Medicina Paliativa, Neurofisiologia Clínica, Radiologia Intervencionista e Angioradiologia.
Por fim, a norma excluiu a especialidade em Diagnóstico por Imagem em razão da criação da Ultrassonografia Geral.
Ao todo, ficam reconhecidas pelo CFM 55 especialidades médicas e 61 áreas de atuação.
A lista completa e atualizada pode ser conferida aqui.