Cores de novembro: conheça as campanhas de conscientização e prevenção em saúde

As cores da saúde de novembro reúnem importantes campanhas internacionais de conscientização e prevenção. O destaque fica por conta do Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, mas o mês traz ainda as campanhas Novembro Azul do Diabetes, Novembro Roxo da Prematuridade, Novembro Dourado do Câncer Infantojuvenil e Novembro Verde da Homeopatia

Essas ações incentivam a prevenção e o diagnóstico precoce e apontam os tratamentos que podem salvar vidas ou melhorar a qualidade de vida das pessoas, afetadas por essas doenças, seus familiares e amigos.

Conheça agora quais são as cores da saúde nas campanhas de prevenção no mês de novembro. 

Novembro Azul do Câncer de Próstata

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.  A campanha anual do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde chama a atenção para a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025 no país. 

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos ou homens com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. 

O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial, mas quando se manifestam, podem ser: 

  • Dificuldade para urinar;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Dor ao urinar;
  • Dor na região pélvica, nas costas ou nos quadris;
  • Disfunção erétil;
  • Dor durante a ejaculação;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Falta de apetite;
  • Dores nos ossos, como na coluna, nos quadris, nas coxas, nos joelhos, nos ombros.

O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.  

Novembro Azul do Diabetes

Em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, ao longo do mês, médicos de várias cidades do Brasil realizam ações preventivas e de conscientização da população sobre a doença. O diabetes atinge mais de 10% da população brasileira, de acordo com a pesquisa Vigitel Brasil 2023. A doença é mais frequente entre as mulheres (11,1%) do que entre os homens (9,1%). O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de casos de diabetes.

O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como:

  • Sede excessiva;
  • Rápida perda de peso;
  • Fome exagerada;
  • Cansaço inexplicável;
  • Muita vontade de urinar;
  • Má cicatrização;
  • Visão embaçada;
  • Falta de interesse e de concentração;
  • Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença, e aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. 

O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. 

Os dois tipos de diabetes são tratados com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Novembro Dourado 

O Novembro Dourado é uma campanha internacional que visa conscientizar a população sobre o câncer infantojuvenil, uma das principais causas de morte na faixa etária pediátrica. No Brasil, a campanha é reforçada pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, celebrado no dia 23 de novembro. 

Nessa data, instituições divulgam materiais e realizam atividades para contribuir com a conscientização sobre os sinais de alerta, sintomas e tratamentos disponíveis. No Brasil, cerca de 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados se diagnosticados e tratados precocemente. 

Diferente do câncer nos adultos, em crianças e jovens a doença não está diretamente associada a fatores de risco externos. A maior parte das neoplasias malignas que ocorrem nas crianças decorre de alterações no DNA que aconteceram antes do nascimento ou no início da vida da criança. E quando o processo de divisão celular não é perfeito, essa mutação genética é chamada de adquirida.

As causas são indefinidas e difíceis de prevenir. Também não apresentam sinais específicos, pois, nas fases iniciais da doença, os sintomas podem ser confundidos com os de outras enfermidades, como, por exemplo, febre e palidez.

Pais, responsáveis e pessoas que convivem com as crianças, como avós, tios e professores, podem contribuir para identificar os primeiros sintomas e sugerir o encaminhamento da criança ao médico especialista para realizar o diagnóstico preciso.

Novembro Roxo 

O Novembro Roxo é destinado à conscientização sobre os desafios dos nascimentos prematuros em todo o mundo, que afetam 15 milhões de crianças a cada ano em todo o planeta. O mês de novembro foi escolhido para a campanha internacional em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro. 

O Brasil ocupa hoje a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, com aproximadamente 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independente do peso.

Uma das metas do Novembro Roxo é propor ações para reduzir as taxas de prematuridade em toda rede de saúde do país e chamar atenção para o cuidado com esses recém-nascidos, também chamados de pré-termos. 

O nascimento antes de 37 semanas de gestação pode ser responsável pelo desenvolvimento de problemas cerebrais e exposição dos recém-nascidos a experiências estressantes e dolorosas enquanto permanecerem internadas na unidade neonatal.

A prevenção da prematuridade envolve cuidados durante a gestação e a adoção de hábitos saudáveis antes e durante a gravidez. 

Novembro Verde 

O movimento

O movimento Novembro Verde – Trate-se com Homeopatia tem o objetivo de valorizar e divulgar a Homeopatia com o propósito de apresentá-la e esclarecer os seus benefícios para a sociedade, bem como fortalecê-la.

A Homeopatia é uma ciência criada pelo médico alemão Dr. Christian Friedrich Samuel Hahnemann em 1796, que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital das pessoas, de maneira amena e sem efeitos adversos.

Foi introduzida ao Brasil em 21 de novembro de 1840, trazida pelo francês Dr. Benoit Jules Mure, data em que aqui é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia.

Por Comunicação AML – Infinita Escrita

Compartilhe