Os medicamentos homeopáticos são reconhecidos por aliviar sintomas como hiperatividade, insônia e agressividade, comuns no Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o nome dado a um conjunto de desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou início da infância. Em geral, afeta o funcionamento do cérebro, prejudicando o desenvolvimento do indivíduo nas áreas de habilidade de comunicação e interação social.
O tratamento do espectro autista é multidisciplinar e, neste contexto, a homeopatia pode ser ferramenta importante nos cuidados destes pacientes. Para debater o tema, o departamento de Homeopatia da Associação Médica de Londrina promove no dia 12 de agosto, às 10 horas, a palestra “Atualização do Autismo”, com a Dra Jaqueline Albieri Viera Mattos. O evento é gratuito, no auditório da AML (Av Harry Prochet, 1055).
Sintomas do Transtorno do Espectro Autista
Indivíduos que estão dentro do espectro autista costumam apresentar dificuldades de comunicação verbal e não verbal, interação social, brincadeiras e atividades de lazer.
Estudos mostram que a incidência mundial do TEA é de 1% a 2%. Artigo publicado no JAMA Pediatrics em 2022 demonstra a incidência de 1 caso para cada 30 crianças.
Uma criança do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:
- Dificuldade para interagir socialmente, como, por exemplo manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;
- Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo;
- Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipo).
Como a homeopatia pode ajudar no TEA?
A homeopatia é um sistema terapêutico que parte da premissa de que o corpo humano possui recursos inatos para combater doenças, e busca auxiliar esse processo com o uso de substâncias específicas de origem natural. Os médicos homeopatas adotam uma visão global e entendem o funcionamento do organismo como um todo para tratar o paciente.
No caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o tratamento é altamente individualizado, levando em conta o grau de manifestação de cada indivíduo. A homeopatia se destaca como uma opção de tratamento complementar valiosa, pois considera todos os aspectos da vida do paciente para determinar a abordagem mais adequada.
Os medicamentos homeopáticos são reconhecidos por sua eficácia em aliviar sintomas como hiperatividade, insônia, agressividade e outros, sem provocar efeitos colaterais indesejados, uma vez que são feitos a partir de substâncias naturais.
Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita – com Autismo e homeopatia – AMHB e https://autismoerealidade.org.br/