‘Janeiro branco’ é destaque entre as campanhas das cores da saúde em janeiro

A campanha “Janeiro Branco”, de conscientização sobre saúde mental, convida a população a iniciar o ano novo de maneira mais saudável, refletindo sobre saúde e  bem-estar como um todo. Além do “Janeiro Branco”, outras cores da saúde destacam diferentes campanhas de prevenção e cuidados no primeiro mês do ano, confira:

‘Janeiro Branco’: saúde mental em foco

Dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional, o “Janeiro Branco” busca incentivar as pessoas a refletirem sobre suas emoções, a qualidade de seus relacionamentos e as formas de lidar com desafios cotidianos. Em 2025, o tema da campanha nacional é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre – de janeiro a janeiro”.

De acordo com dados do Instituto Janeiro Branco, no Brasil, transtornos como ansiedade, depressão, alcoolismo e dependência química representam desafios crescentes, afetando não apenas a saúde dos indivíduos, mas também a dinâmica familiar, a produtividade das empresas e as ações das autoridades públicas ligadas à saúde. 

Assim, a campanha “Janeiro Branco” surge mais uma vez como um convite para que indivíduos e instituições sociais reflitam sobre o que pode ser feito, hoje e sempre, pela saúde mental. Esta iniciativa não apenas visa conscientizar, mas também oferece ferramentas práticas para que todos possam adotar uma postura preventiva, planejada e responsável em relação ao bem-estar mental.

Essas são algumas estratégias que ajudam a cuidar da saúde mental:

  1. Prática de atividades físicas;
  2. Sono de qualidade;
  3. Alimentação balanceada;
  4. Autoconhecimento e autonomia;
  5. Hobbies terapêuticos;
  6. Conexão com a natureza;
  7. Gentileza e tolerância:
  8. Apoio profissional;
  9. Relações respeitosas;
  10. Exercício dos direitos;
  11. Qualidade de vida coletiva;
  12. Políticas públicas efetivas.

‘Janeiro Roxo’ de combate à hanseníase

Com o objetivo de combater o estigma e aumentar a conscientização sobre a hanseníase, o “Janeiro Roxo” é uma campanha que busca informar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

A hanseníase é transmitida de pessoa para pessoa por meio de secreções das vias respiratórias e de contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento. A enfermidade tem uma evolução lenta, sendo que, após o contágio, o indivíduo leva até cinco anos para iniciar os sintomas. 

Além das manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, dormentes em qualquer parte do corpo, as manifestações da doença geralmente são: diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés ou olhos. Também pode ocorrer a diminuição ou perda de força muscular em mãos, pés e pálpebras, levando a queda de objetos das mãos, andar arrastado, dificuldade em fechar as pálpebras, que, por sua vez, leva ao ressecamento dos olhos.

A doença tem cura, mas pode ser incapacitante se não for tratada. O tratamento, via oral com a associação de dois a três medicamentos, é realizado nos serviços de saúde da rede municipal, gratuitamente e sem necessidade de internação. Os pacientes positivos podem conviver normalmente com sua família, seus colegas de trabalho e amigos, enfim, permanecerem na sociedade sem nenhuma restrição. A duração do tratamento varia entre seis e 12 meses, dependendo da forma clínica da doença.

‘Janeiro Verde’ previne câncer de colo do útero

O “Janeiro Verde” tem como foco a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero. Essa é uma das neoplasias mais frequentes entre as mulheres, mas pode ser prevenida com exames regulares e vacinação contra o HPV.

O câncer de colo de útero ou câncer cervical é uma doença de grande incidência no Brasil, e acomete, a cada ano, 17 mil mulheres em todo o país. Causado pelo Papilomavírus Humano (HPV), é uma doença que se desenvolve de forma silenciosa por mais de 10 anos, sem a mulher sentir nada neste período. Por isso, a importância de campanhas preventivas para alertar as mulheres sobre a importância da realização do preventivo e de outros cuidados.

‘Janeiro Dourado’ incentiva a prática de atividades físicas

O “Janeiro Dourado” traz à tona a importância da prática de atividades físicas, associada a hábitos alimentares saudáveis. A campanha surgiu em 2017, por iniciativa da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE), e dedica o mês de janeiro à saúde do esportista. Tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da avaliação realizada por um médico do esporte antes de inserir o exercício físico em sua  rotina. 

Os benefícios alcançados com a prática de exercícios mostram que, quando bem orientados, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e controlam doenças metabólicas, como diabetes, dislipidemia e obesidade, além de diminuir sintomas de depressão e ansiedade.

Inspire-se nas cores da saúde em janeiro e comece o ano priorizando o bem-estar!

Por Comunicação AML – Infinita Escrita com assessoria de imprensa

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe