Alunos do Centro Cultural Maria Paccelle convidam estudantes da rede municipal de ensino de Londrina para uma experiência musical única de canto, piano, flauta e violão
Alunos da Escola Municipal Arthur Thomas, localizada na região Central de Londrina, irão participar de uma experiência musical única na quarta-feira, 27 de novembro, às 19h30, no espaço cultural da Associação Médica de Londrina. Eles foram convidados pela professora e musicóloga Maria Paccelle, dona do Centro Cultural Maria Paccelle, de Londrina, para assistir ao recital de final de ano da escola “Uma viagem no tempo através da música”.
Cerca de 80% dos convites da apresentação foram doados aos estudantes do Município e o restante do público serão familiares e amigos dos alunos da professora Maria Paccelle, que é mestranda em Música e especialista em Educação Musical Escolar.
Ela conta que durante todo o ano, os alunos estudaram canto, piano, flauta e violão. “Tem vários instrumentos que a gente leciona aqui na escola, mas o mais querido, a aula mais interessante para eles, é a aula de canto.”
Recital será didático
No palco da AML Cultural, a professora se reunirá com cinco alunos em diferentes apresentações musicais. “Nós reunimos músicas de diversos estilos de época, desde a Idade Média até o século 20, e a gente vai contar nessa viagem no tempo através da música um pouquinho de cada época”, descreve a professora.
“A gente vai fazer de uma forma bem didática: eu explico a época e um aluno se apresenta. Praticamente, a gente vai dar uma aula para o público: como se comportar num recital acadêmico, quais são os estilos de época da música e muitas outras informações legais que a gente vai dividir com o público”, anuncia.
Maria conta que os alunos do Centro Cultural se prepararam durante o ano inteiro para o recital e participaram da seleção das músicas que serão tocadas na apresentação. Será um momento de confraternização entre os colegas e de dividir com a família tudo o que aprenderam. “Eles estão muito animados, são pessoas muito dedicadas e interessadas”, assinala a professora.
Ela destaca que o curso de música do Centro Cultural Maria Paccelle é o único em Londrina com certificação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), “então, nós teremos alunos se formando também”.
Maria conta que escolheu o espaço cultural da Associação Médica de Londrina para realizar o recital porque é um ambiente “profissionalíssimo”. “A AML me atraiu porque o atendimento é maravilhoso, o diretor também é um artista, a gente se sente muito à vontade na AML. Eu, sempre que posso, estou prestigiando os eventos e eles fazem um trabalho maravilhoso, uma ponte cultural de Londrina”, opina a professora, que se diz “honrada de utilizar as dependências da AML”.
Sobre a musicóloga Maria Paccelle
A autora e musicóloga Maria Paccelle é professora, mestranda em música, acadêmica, poeta e palestrante, especialista do Brasil em Educação Musical Escolar.
É apresentadora do programa Uma Pausa Pelo Menos, na Rádio Cambé 87.7, e do programa infantil Contando e Cantando, no canal do YouTube da RIEP (Rádio Internacional em Português).
Como gestora do Centro Cultural Maria Paccelle, desenvolve material músico-pedagógico como livros didáticos, jogos educativos e atividades lúdicas.
Também é colunista da revista internacional de literatura World Book Rewiew e tutora de cursos de capacitação para educadores e músicos na plataforma educacional movemente.com.br.
Maria ainda é criadora do método MAED – musicalização com arte educação para deficientes, que promove a musicalização infantil a partir de pesquisa científica e da sua experiência adquirida na Fundação Pestalozzi do Rio de Janeiro e em laboratórios com autistas e outros portadores de deficiência em aulas particulares de música.
Ao escrever sobre a Turminha do Amor no livro infantil “Incluindo com Amor”, da Wak Editora, a autora ergue a bandeira da inclusão escolar desde 2016, desenvolvendo eventos voltados ao respeito, conscientização e legislação sobre a inclusão escolar.
Fazem parte da “turminha” seis personagens portadores tipos diferentes de deficiência: Heitor, deficiente auditivo, Júlia, deficiente visual, Carolina, deficiente física, Claudinha, que possui uma deficiência na fala, Aninha, com Síndrome de Down, e Erica, que é autista.
O livro ganhou o prêmio de melhor livro social de 2021 pela revista literária internacional World Book Review e Maria segue realizando contações de histórias e apresentando músicas autorais relacionadas ao tema do livro.
Atualmente, atua como mentora, capacitadora e palestrante e o conjunto de sua obra conta com mais de 70 livros publicados e mais de 2 mil músicas infantis de caráter educativo e interdisciplinar. A maioria das suas composições está disponível gratuitamente nos seus canais de Spotify e YouTube.
Serviço:
Recital “Uma viagem no tempo através da música”
Quando: 27 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)
Por Comunicação AML – Infinita Escrita
comunica.aml@aml.com.br