Reunião do NAP debate importância da publicação de artigos científicos

Núcleo de Apoio ao Pesquisador é uma iniciativa da AML em parceria com Hospital Evangélico, Hospital Universitário da UEL, Hospital do Câncer de Londrina e Irmandade Santa Casa de Londrina 

Reunião do NAP na AML debate importância da publicação de artigos científicos

Na segunda reunião do Núcleo de Apoio ao Pesquisador (NAP),realizada no dia 14 de abril na sede da Associação Médica de Londrina (AML), o grupo recebeu a visita do presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Dr Nerlan Carvalho, e do Dr Oswaldo Malafaia, editor-chefe da revista eletrônica BioSCIENCE, publiada pela AMP.

O NAP é uma iniciativa da AML em parceria com Hospital Evangélico, Hospital Universitário da UEL, Hospital do Câncer de Londrina e Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal). O foco é fomentar a importância da pesquisa científica entre a classe médica.

Reunião do NAP debate importância da publicação de artigos científicos
Representantes da AMP participaram no formato on-line

A visita dos representantes da AMP teve o objetivo de apresentar a revista BioSCIENCE ao grupo. Além disso, a reunião teve um importante debate sobre estratégias para incentivar estudantes de graduação, residência médica e pós-graduação a dedicarem-se à pesquisa e publicação de artigos científicos. 

Conheça a BioSCIENCE

A BioSCIENCE é uma tradicional publicação científica brasileira que já soma 80 anos. Inicialmente publicada como revista da AMP, ela passou por reformulação e hoje está disponível no modelo digital, com novo nome que a torna abrangente em todo território nacional. 

Sua missão é publicar artigos revisados ​​por pares em fluxo contínuo. É de interesse geral na área da saúde e dirigida para clínicos, cirurgiões e pesquisadores em ciências médicas, suas áreas correlatas e biomédicas. Em sua equipe editorial possui relevantes participantes do Brasil e do exterior que recebem artigos para revisão ou convidados a publicar na revista. A revista é online e gratuita tanto na submissão como no seus acessos.

“A publicação de artigos científicos é importantíssima para os médicos. Um professor, por exemplo, precisa ter três trabalhos publicados por ano, até atingir 9 no triênio, para conquistar nota 5 no critério do Inep. Por isso, a iniciativa do NAP em divulgar a pesquisa entre médicos e estudantes é importantíssima”, destaca Malafaia. 

Nerlan, presidente da AMP, elogiou a AML pelas iniciativas de incentivo ao interesse dos jovens pelo associativismo. “É muito importante o esforço da AML em divulgar boas práticas em ciência e pesquisa”, opinou.

Participação dos mais jovens

 A coordenadora do Programa de Residentes do Hospital Evangélico, Denise Sant´anna Pavan, relatou que a instituição recebe estagiários e internos. “É preciso um olhar mais próximo da realidade para pesquisadores em todos os níveis, desde os estudantes de graduação até os pós-graduados. Percebemos a dificuldade em encontrar revistas de qualidade para publicação, por isso a importância da BioSCIENCE”, aponta. 

Dra Karen Parron, do Instituto de Pesquisa e Inovação da Iscal, destaca que a instituição oferece 14 programas na área médica, inclusive residências. “Recebemos alunos de várias regiões do Brasil e nem todos desenvolvem projetos de iniciação científica ou TCC na graduação, pois não é obrigatório. Como docente da PUCPR, percebo também que os estudantes possuem muitas dúvidas, principalmente das oportunidades de publicação . É importante que conheçam as possibilidades de publicarem revisões e relatos de  caso, e não apenas artigos originais.”

Como próximo passo, o NAP assumiu o compromisso de divulgar a pesquisa e a publicação científica entre estudantes, inclusive por meio de eventos. 

 

Compartilhe