Unimed Paraná cria Comitê inédito para fortalecer a liderança feminina no Sistema Cooperativista de Saúde

Conheça o Comitê de Médicas-cooperadas do Sistema Unimed Paraná e sua importância

Unimed Paraná cria Comitê inédito para fortalecer a liderança feminina no Sistema Cooperativista de Saúde

Em um passo significativo para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino no setor de saúde, em agosto de 2024, a Unimed Paraná deu início às tratativas para formação do Comitê de Médicas-cooperadas. A iniciativa, pioneira no Sistema Unimed em todo o Brasil, busca aumentar a presença da liderança feminina em cargos de gestão e decisão dentro das cooperativas médicas, ampliando o protagonismo das mulheres na condução estratégica do Sistema.

“A nossa expectativa é oportunizar reais condições para as médicas-cooperadas que gostariam de ter uma participação mais ativa nas suas Singulares. Para que, por meio da disseminação do conhecimento, da criação de ambientes inclusivos e do desenvolvimento do sentimento de pertencimento, possam ser protagonistas, se assim o quiserem”, destaca Wemilda Marta Fregonese Feltrin, presidente da Unimed de Francisco Beltrão e coordenadora do Comitê.

Aprovado pelo Conselho de Administração da Unimed Paraná em 9 de janeiro de 2025, o Comitê terá um mandato de dois anos (2025-2027) e será composto inicialmente por oito médicas cooperadas, representando todas as regiões do estado. “O momento nos inspira porque encontramos forças dentro da Federação do Paraná e Unimed do Brasil. Forças que vão nos incentivar ainda mais nesse momento histórico. Sei da força que a Unimed Paraná tem dentro do Sistema. Queremos ser case de sucesso”, celebra a associada da  AML e membro do Conselho Fiscal da entidade, Inês Paulucci Sanches, que também é conselheira Fiscal da Unimed Paraná e cooperada da Unimed Londrina.

A iniciativa surgiu a partir de um diálogo entre Inês Paulucci Sanches e o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, em que debateram a necessidade de alinhar a representação feminina com a crescente participação das mulheres no cenário médico.

Atualmente, o Sistema Unimed Paraná conta com cerca de 11 mil médicos-cooperados, dos quais 34% são mulheres. No entanto, a representatividade feminina em cargos de liderança ainda é baixa, com apenas 7,6% de mulheres nas diretorias executivas e 21% nos conselhos, de acordo com dados do Sistema Ocepar.

A criação do Comitê visa corrigir essa disparidade e alinhar o Sistema Unimed às projeções do Censo de Demografia Médica, que apontam que, até 2035, as mulheres representarão 56% dos médicos no Brasil. Além de promover a representatividade, o Comitê atuará na implementação de ações estratégicas, como workshops de sensibilização on-line, diagnósticos para identificar as barreiras à participação feminina e encontros para discutir temas como gestão e liderança.

A importância da iniciativa vai além de uma simples medida de inclusão: ao ampliar a diversidade nas instâncias decisórias, o Comitê também contribui para o fortalecimento da inovação e sustentabilidade do Sistema Unimed. “A ampliação de vozes e perspectivas nos processos decisórios resulta em estratégias mais completas e conectadas às necessidades do sistema cooperativista, consolidando a solidez e a modernização da organização”, ressalta Andrea Regina Aguiar Teixeira, analista do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) da Unimed Paraná, que também está envolvida com a iniciativa.

Com a palavra, as integrantes do Comitê de Médicas-cooperadas do Sistema Unimed Paraná

“Acreditamos muito no potencial das nossas cooperadas do Sistema Unimed Paraná. Estamos apenas no início.” Wemilda Marta Fregonese Feltrin, presidente da Unimed Francisco Beltrão e coordenadora do Comitê.

“O Comitê promove a valorização da liderança feminina, potencializa a presença feminina em cargos de gestão, troca de experiências e garante que as vozes das médicas sejam ouvidas, impactando positivamente a qualidade dos serviços e a inovação no setor. Juntas, podemos transformar e inspirar!” Rosane do Carmo de Almeida Torres Frecceiro, conselheira Vogal da Unimed Curitiba.   

“Sonhei muito em ver o Comitê nascer. Saiu do papel e hoje é realidade. Quero que mais cooperadas atuem nos cargos de conselhos e gestão, inspirando umas às outras, conquistando espaços, sendo referência na Unimed do Paraná e do Brasil. Acredito que quando uma cresce, todas crescem!” Inês Paulucci Sanches, conselheira Fiscal da Unimed Paraná e cooperada da Unimed Londrina.

“Este Comitê representa a visão transformadora e estratégica das mulheres médicas. É um movimento histórico que valoriza o protagonismo feminino, promovendo mudanças significativas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inovador do nosso sistema de saúde.” Silvana Freire Scheidt, diretora-superintendente da Unimed Guarapuava.

“A liderança feminina impulsiona a diversidade, a inovação e o crescimento sustentável nas empresas.” Teresa Cristina Gurgel do Amaral, conselheira Vogal da Unimed Regional Maringá.

“Sinto-me extremamente feliz em fazer parte dessa iniciativa. Embora tenhamos um predomínio masculino na gestão das Singulares do Sistema, a nova configuração da demografia médica do país exige que ocupemos posições estratégicas e que fomentem cada vez mais a participação de novas cooperadas em cargos diretivos.” Michele Cação Ribeiro, diretora de Mercado e Relacionamento com Cooperado da Unimed Ponta Grossa.

 “Este Comitê será essencial para impulsionarmos inovações que transformem práticas de gestão e assistência, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente, humano, dando protagonismo às médicas dentro das cooperativas!” Maria Emília Bezerra da Costa Rodrigues, diretora de Provimento de Saúde da Unimed Paranavaí.

“A criação do Comitê foi um passo importante para esse projeto cujo objetivo fi nal é ter mais médicas cooperadas na gestão das cooperativas. O próximo desafio será despertar nas mulheres o interesse em assumir cargos de liderança dentro das suas Singulares.” Michelle Varaschim Garcia, diretora de Controladoria da Unimed Cascavel.

 Fonte: Unimed Paraná- Revista Ampla – https://revistaampla.com.br/

Compartilhe