Page 18 - Jornal da AML- MARCO/2021
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PESQUISAS




                           REALIDADE VIRTUAL E METODOLOGIAS

                                     ATIVAS PARA ÁREA DE SAÚDE

          Em publicação, professor de telemedicina na Escola Paulista de Medicina Antonio

             Valério Netto, fala sobre projeto de pesquisa recém aprovado pelo CNPq para
                        treinamentos de profissionais da saúde em ambientes virtuais



         “O projeto de pesquisa aprovado pelo Con-
      selho Nacional de Desenvolvimento Cien-
      tífico e  Tecnológico  (CNPq)  é baseado  em
      conceitos envolvendo personalização do
      aprendizado e metodologias ativas, como
      Problem Based Learning e ensino híbrido.
      Além da aplicação de mobile learning e mi-
      cro learning. A premissa desse treinamento
      virtual é colocar o profissional de saúde em
      situações da sua rotina de trabalho para que
      ele possa praticar sua atitude ou reagir con-
      forme o seu entendimento pessoal. Essa re-
      ação, muitas vezes instintiva, provavelmente
      acontecerá de acordo com o nível de conhe-
      cimento já adquirido e o stress que ele es-  aulas teóricas e material escrito.        espalhadas fisicamente em diversos locais
      teja vivenciando durante o período que está      Os simuladores virtuais de forma geral   (cultura organizacional homogênea).
      realizando as atividades. Importante salien-  permitem aumentar a frequência dos trei-     O projeto tem a parceria do Departamen-
      tar que não é uma única atividade isolada,   namentos, o que impacta diretamente na    to de Informática em Saúde (DIS) da Escola
      mas sim, uma trilha de aprendizagem que irá   memória muscular do profissional. Tam-   Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) cuja
      gerar a possibilidade de identificar as atitu-  bém possibilita realizar esses treinamen-  proposta é fomentar a criação de uma linha
      des desse profissional. Inclusive, buscando   tos dentro dos próprios locais de trabalho   de pesquisa aplicada envolvendo alunos de
      adequá-las para a cultura organizacional da   o que evita deslocamento. Essa tecnologia   graduação e pós-graduação. O propósito
      instituição de saúde em que ele atua.       permite  treinar  equipes  menores  de pro-  é tornar o DIS um centro de referência na
         A proposta da simulação é agir como um   fissionais em sessões de curta duração     aplicação de sistemas baseados em simula-
      “termômetro” de medição de desempenho e     durante o expediente normal sem precisar   ção virtual para área de saúde.”
      atitude cabendo, a equipe de gestão de pes-  realizar horas extras. Simuladores podem
      soas, a melhor decisão para o direcionamen-  possuir módulos adicionais para medirem   *Antonio Valerio Netto  - É professor visitan-
      to do profissional que está sendo qualifica-  a curva de aprendizado de cada profissio-  te  em  health  data  science  e  telemedicina  na
      do. Com esta tecnologia, também é possível   nal, além de possibilitar o acompanhamen-  Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.  Pós-
      auxiliar no trabalho de recrutamento e se-  to da evolução por treinamento realizado   -doutor em analytics e biotelemetria pelo IEP
      leção  conforme  os  roteiros  de  treinamento   facilitando a geração de indicadores de   Sírio-Libanês. Doutor em computação e mate-
      desenvolvidos. Além disso, pode ser aplica-  desempenho. Um outro aspecto importante   mática computacional pelo ICMC/USP. O arti-
      do como avaliação “prática” de conteúdos já   é a integração e padronização das opera-  go foi publicado originalmente na  Academia
      instruídos aos colaboradores por meio de    cionalidades dos profissionais das equipes   Médica, em 26 de fevereiro 2021



























               JORNAL AML | Associação Médica de Londrina
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