Page 18 - Jornal da AML- MARCO/2021
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PESQUISAS
REALIDADE VIRTUAL E METODOLOGIAS
ATIVAS PARA ÁREA DE SAÚDE
Em publicação, professor de telemedicina na Escola Paulista de Medicina Antonio
Valério Netto, fala sobre projeto de pesquisa recém aprovado pelo CNPq para
treinamentos de profissionais da saúde em ambientes virtuais
“O projeto de pesquisa aprovado pelo Con-
selho Nacional de Desenvolvimento Cien-
tífico e Tecnológico (CNPq) é baseado em
conceitos envolvendo personalização do
aprendizado e metodologias ativas, como
Problem Based Learning e ensino híbrido.
Além da aplicação de mobile learning e mi-
cro learning. A premissa desse treinamento
virtual é colocar o profissional de saúde em
situações da sua rotina de trabalho para que
ele possa praticar sua atitude ou reagir con-
forme o seu entendimento pessoal. Essa re-
ação, muitas vezes instintiva, provavelmente
acontecerá de acordo com o nível de conhe-
cimento já adquirido e o stress que ele es- aulas teóricas e material escrito. espalhadas fisicamente em diversos locais
teja vivenciando durante o período que está Os simuladores virtuais de forma geral (cultura organizacional homogênea).
realizando as atividades. Importante salien- permitem aumentar a frequência dos trei- O projeto tem a parceria do Departamen-
tar que não é uma única atividade isolada, namentos, o que impacta diretamente na to de Informática em Saúde (DIS) da Escola
mas sim, uma trilha de aprendizagem que irá memória muscular do profissional. Tam- Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) cuja
gerar a possibilidade de identificar as atitu- bém possibilita realizar esses treinamen- proposta é fomentar a criação de uma linha
des desse profissional. Inclusive, buscando tos dentro dos próprios locais de trabalho de pesquisa aplicada envolvendo alunos de
adequá-las para a cultura organizacional da o que evita deslocamento. Essa tecnologia graduação e pós-graduação. O propósito
instituição de saúde em que ele atua. permite treinar equipes menores de pro- é tornar o DIS um centro de referência na
A proposta da simulação é agir como um fissionais em sessões de curta duração aplicação de sistemas baseados em simula-
“termômetro” de medição de desempenho e durante o expediente normal sem precisar ção virtual para área de saúde.”
atitude cabendo, a equipe de gestão de pes- realizar horas extras. Simuladores podem
soas, a melhor decisão para o direcionamen- possuir módulos adicionais para medirem *Antonio Valerio Netto - É professor visitan-
to do profissional que está sendo qualifica- a curva de aprendizado de cada profissio- te em health data science e telemedicina na
do. Com esta tecnologia, também é possível nal, além de possibilitar o acompanhamen- Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Pós-
auxiliar no trabalho de recrutamento e se- to da evolução por treinamento realizado -doutor em analytics e biotelemetria pelo IEP
leção conforme os roteiros de treinamento facilitando a geração de indicadores de Sírio-Libanês. Doutor em computação e mate-
desenvolvidos. Além disso, pode ser aplica- desempenho. Um outro aspecto importante mática computacional pelo ICMC/USP. O arti-
do como avaliação “prática” de conteúdos já é a integração e padronização das opera- go foi publicado originalmente na Academia
instruídos aos colaboradores por meio de cionalidades dos profissionais das equipes Médica, em 26 de fevereiro 2021
JORNAL AML | Associação Médica de Londrina
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