Page 13 - Jornal da AML- MARCO/2021
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ARTIGO




          O APRENDER DO ESTUDANTE DE MEDICINA NA ERA

              DA INFORMAÇÃO: DOS LIVROS CLÁSSICOS AOS

                                                        PODCASTS



      Por Fernando Arfux Maluf                    cast depois de estudá-lo da forma tradicio-  cida, nas facetas culturais de uma comunida-
      Acadêmico de Medicina PUCLON                nal. Há também diversos podcasts com temas   de menosprezada, e na complexidade de uma
                                                  não médicos, sobre atualidades, educação   forma de se comunicar estigmatizada, que é
      Inegavelmente, o presente nos presenteou    financeira, filosofia, história, cultura, entre-  inconcebível para quem não indaga sobre o
      com a maior disponibilidade de informações   tenimento, e o que mais interessar. É possível   que está além da sala de aula. Isto dificilmente
      da  história.  Com a  ascensão  dos  mais  di-  ouvi-los em agregadores de podcasts ou no   seria abordado, com a profundidade do livro,
      versos veículos de comunicação, é cada vez   Spotify, ampliando a compreensão do mundo   em uma aula sobre a fisiologia da audição, ou
      mais diversificado o arsenal das formas de   conforme se escuta.                       sobre a própria surdez.
      adquirir conhecimento, e o tipo de conheci-     Outra maneira de se aprimorar são os audio-     A empatia transcende, amplia e complemen-
      mento a que se deve dedicar a adquirir den-  livros. Eles têm sido gravados há anos, e são   ta o conhecimento técnico aprendido na for-
      tro e fora do saber médico. Qual o espaço   uma forma prática e simples de aproveitar o   mação. No livro O Demônio do Meio-dia: uma
      das formas tradicionais e das mais moder-   tempo quando se sentar com um livro não é   anatomia da depressão, de Andrew Solomon,
      nas de aprender no cotidiano de quem pre-   possível. Graças a eles, as jornadas de ônibus   o fato de ele ser um jornalista, e não um pro-
      tende ser um médico melhor?                 para a faculdade nos primeiros 2 anos foram   fissional da área, fez com que sua abordagem
            Um  dos  tópicos  mais  comentados,  quando   um período em que pude aproveitar para ou-  focasse na  experiência  da depressão,  e não
      se discute as peculiaridades dos atributos de   vir alguns livros (sofro de um terrível enjoo   nos critérios do DSM-5 e abordagens meca-
      nossa era, é a mudança no que é exigido do   de movimento que me impede de ler enquanto   nicistas da doença, permitindo que uma pers-
      aprendiz dos dias de hoje – o que se projeta   passageiro). Nessa época, o potencial imen-  pectiva fosse aprendida enquanto eu o lia, e
      também para os aprendizes do futuro. Trata-  surável da valorização da ciência, e os riscos   ilustrando, com uma clareza dolorosa, concei-
      -se da ideia de que o conhecimento passou a   de sua negação iam sendo escancarados en-  tos, intangíveis nas aulas, sobre o quão debili-
      abdicar de parte do seu protagonismo para   quanto ouvia O Mundo Assombrado pelos De-  tante a doença pode ser.
      dar espaço à habilidade de adquirir conheci-  mônios, do astrônomo Carl Sagan de forma      Esse potencial que os livros carregam não
      mento. Em resumo: a eficiência em aprender,   brilhante e distinta à apresentada nas aulas   é exclusivo dos que abordam assuntos médi-
      em encontrar a evidência que se busca, tem   de metodologia científica. Existem vários por-  cos: No clássico A Morte de Ivan Ilitch, de Liev
      sido cada vez mais apreciada, no lugar do co-  tais que disponibilizam audiolivros, como o Au-  Tolstói, é possível encontrar uma miríade de
      nhecimento absoluto já adquirido. No caso da   dible, o TocaLivros, e o LibriVox, que disponibi-  lições sobre a terminalidade da vida, traçar
      prática médica, isso é uma tendência natural   liza gratuitamente os audiolivros de textos de   paralelos com temas atuais da bioética como a
      pela velocidade de atualização de condutas, e   domínio público para quem quiser ouvir.   distanásia, e o poder dos cuidados paliativos.
      pela incerteza intrínseca ao exercício da Me-     Outro aspecto, cada vez mais fundamental   É um poder inerente à literatura. De maneira
      dicina. A cada dia novos artigos são publica-  para a práxis de qualidade, embora contrain-  similar à que o conhecimento médico – adqui-
      dos, com qualidades de evidência diferentes,   tuitivo, é o de instruir-se mais sobre assuntos   rido das mais diversas formas - enriquece o
      e provocando reflexões sobre as práticas    não médicos, e uma forma muito eficiente de   exercício da Medicina, a profundidade e a ma-
      em vigor. A qualidade da prática médica de-  alcançar isto, é através da leitura. A ideia de   turidade da compreensão de mundo que po-
      pende cada vez mais da eficiência com que   ler como instrumento formativo é uma cons-  dem ser adquiridas com a leitura, lapidam a
      as evidências são encontradas e da inter-   tante em qualquer discurso que remotamente   prática médica desde as relações com o pa-
      pretação apropriada de sua qualidade. Tra-  aborde o tópico de educação, e na educação   ciente, até as nuances interpretativas da fisio-
      ta-se de uma forma de aprender que deve     médica não é diferente: Ao longo da gradua-  patologia das doenças.
      ser desenvolvida e aprimorada.              ção, além do conhecimento médico cobrado,      A realidade em que somos inseridos tem sido
         Uma ferramenta que só tem crescido entre   por diversas vezes é enfatizada a importância   modificada rápida e inexoravelmente, e a nos-
      os que buscam aprender de forma eficiente,   da ampliação de conceitos de outras áreas, de   sa capacidade  de adaptação diante das mu-
      é a aprendizagem por meio de podcasts. Os   forma a expandir as referências culturais.   danças influenciará diretamente a prática mé-
      podcasts de Medicina são cada vez mais co-     Aprender com livros o conhecimento que   dica. Se o conhecimento liberta, não é razoável
      muns, completos e informativos. Atualmente, o   ultrapassa a Medicina é uma experiência fan-  que o ato de conhecer seja limitado às formas
      New England Journal of Medicine possui seu   tástica, que carrega lições de comunicação,   restritas. Gostaria de ser atendido pelo mé-
      próprio podcast, onde divulga semanalmente   pensamento crítico, domínio emocional, e a   dico que não sabe apenas de Medicina, pelo
      os principais artigos publicados no jornal. Há   tão citada empatia. A título de exemplo, ao ler   médico que sabe aprender, e que sabe encon-
      uma série sobre raciocínio baseado em evi-  o livro Vendo Vozes, do neurologista Oliver Sa-  trar e qualificar uma evidência. Não obstante
      dências do JAMA muito enriquecedora, um     cks, sobre o universo dos surdos, o fascínio   isso, não há por que pensar que salas de aula
      podcast da Nature, do British Medical Journal,   não  está  exclusivamente  nos  estudos  sobre   e livros-texto devam ser queimados e substi-
      e o sensacional Tá de Clinicagem, que tam-  o quanto o desenvolvimento da linguagem é   tuídos por fones de ouvido reproduzindo po-
      bém discute temas de Clínica Médica por uma   fundamental para existir o pensar subjetivo   dcasts e audiolivros, o caso é apenas que não
      abordagem baseada em evidências. Faz toda a   e o concatenar de ideias, ou nas peculiarida-  há sentido em descartar outras possibilidades
      diferença para a fixação de um conceito, tro-  des da afasia em quem se comunica usando   de aprender do dia a dia de um profissional
      ca de experiências, e verificação da aplicação   língua de sinais. O fascínio está também na   que tem um dever, tão quantioso em sua ocu-
      prática, ouvir um assunto na forma de pod-  imersão inédita em uma realidade desconhe-  pação, de sempre persistir aprendendo.

                                                                        Instagram:@aml_oficial_londrina  |  www.aml.com.br
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