Page 10 - Revista AML - Edição de Outubro de 2022
P. 10
Realidade virtual,
Realidade
ensino real!
virtual,
ensino real!
A tecnologia vem namento”, descreve
ampliando as Dr. Manoel.
suas possibilida- A plataforma mo-
des na área da nitora o quadro de
saúde. Dentre elas está o ensino acertos e erros no processo, tudo vir-
médico, seja nas universidades, hos- tualmente, sem riscos reais para as
pitais ou para os próprios médicos. pessoas. “Ela permite que não se
Um exemplo é a plataforma Paciente exponha pacientes a risco e traduz
360, criada para aprimorar este diretrizes médicas em curto intervalo
aprendizado de forma virtual. de tempo. Muitas vezes no ambulató-
Dr. Manoel Canesin, médico cardio- rio não há esse perfil de paciente que
logista e CEO da Paciente 360, explica se quer treinar para adquirir este
que a plataforma elevou as possibili- aprendizado. A plataforma permite
dades de treinamento de casos clíni- que isso aconteça de forma muito
cos. “Até pouco tempo, a discussão próxima da realidade”, destaca.
de muitos casos clínicos era feita por Hospitais também podem usufruir
meio do Power Point. Criamos esta desta tecnologia. “Há a possibilidade,
tecnologia, que começou em Londrina por exemplo, de se treinar a equipe
e foi testada na UEL, para evoluir de pronto socorro para aprimorar e
neste aspecto. Hoje ela já está em 20 padronizar o atendimento”, cita.
universidades, em hospitais e indús- É a tecnologia trazendo novas oportu-
trias farmacêuticas”, contabiliza. nidades de aprimorar o ensino médico
Em resumo, a plataforma traz um e evoluir com diagnósticos e condutas.
paciente virtual para simular um aten-
dimento humanizado e interativo.
“ O profissional, seja
médico ou estudante
de medicina,
atende um pacien-
te na plataforma
e com isso tem
um aprendizado
de forma mais
rápida, aprende a
fazer o diagnósti-
co, faz este aten-
dimento de forma
digital por meio de
um simulador de
paciente para trei-
10