Page 5 - Jornal da AML - JUNHO 2019
P. 5
www.aml.com.br JUNHO 2019 / JORNAL DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE LONDRINA / 5
Qualificação para o ensino médico
Formação
Obra do CFM configura uma forma de democratizar discussões e contribuir
para o aperfeiçoamento do tema
Lançada ao final do X Fórum de Ensino Médico Universidade Federal do Espírito Santo e traz as conclu-
(30 maio, em Fortaleza), a publicação "Qualifica- sões da nona edição do Fórum, realizado ano passado
ção dos professores das escolas médicas" integra em Brasília. Tem 88 páginas e aborda temas como
a série "Cadernos de Educação Médica", editado "Docente de hoje e visão de futuro"; "Competências
anualmente pelo Conselho Federal. “A produção para a docência"; "Avaliação para a docência"; "Ges-
desses textos configura uma forma de o CFM de- tão acadêmica e programas de desenvolvimento
mocratizar as ricas discussões realizadas em seus docente"; e "Mérito acadêmico". O trabalho tam-
fóruns de ensino médico e, assim, contribuir para bém está disponível em versão digital no site do
o aperfeiçoamento desse tema no País", argumen- CFM. Para ter acesso ao que foi debatido em Fó-
ta Lúcio Flávio Gonzaga, coordenador da Câmara runs anteriores, na mesma plataforma é possível
Técnica do CFM que se dedica ao assunto. "Dian- acessar outras obras. O primeiro dessa séria é
te de uma proliferação sem tamanho de escolas "Formação em medicina no Brasil: cenários de
médicas no Brasil e do aumento do número de prática, graduação, residência médica, espe-
vagas de ingressantes, é premente a preocupação cialização e revalidação de diploma", resulta-
com a formação de professores que possam mi- do do VIII Fórum Nacional de Ensino Médico,
nimamente atender a necessidade de ensino de realizado em setembro de 2017. O segundo,
uma quantidade cada vez maior de acadêmicos", que condensa, as discussões do VII Fórum,
afirmou o presidente do CFM, Carlos Vital, em sua realizado em 2016, tem o título "Avaliação
mensagem de apresentação. A obra foi coorde- das instituições de ensino médico e do
nada pela pediatra Rosana Alves, professora da estudante de medicina".