Page 7 - Jornal da AML - JUNHO 2019
P. 7
www.aml.com.br JUNHO 2019 / JORNAL DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE LONDRINA / 7
Temas são demandas dos
Comunicação digital
pacientes e seguidores
O desafio é falar simples, usando exemplos e analogias com as quais o público consiga entender
conceitos avançados com explicações imples
Segundo doutor Guilherme, os espectado-
res do “DrMarquezine” na rede, integram um
público bastante diverso, na maioria, feminino
- cerca de 80%. “No Instagram, os seguidores
são, geralmente, mais jovens. Já no Facebook,
grande parte são mulheres de terceira idade,
muitas delas pacientes de doenças como dia-
betes, obesidade, colesterol triglicérides, en-
tre outras”, explica. Semanal ou quinzenal-
mente, ele prepara aulas - vídeos com maior
aprofundamento teórico, que ficam disponibi-
lizados nas três mídias Os temas são deman- preensível é um desafio. Para isso, relata ser
das dos pacientes, assuntos que estão em alta necessário falar simples, usando exemplos e
e têm como objetivo esclarecer informações analogias com as quais o público consiga en-
e crenças equivocadas do público e oferecer tender conceitos avançados com explicações
um parecer profissional sobre determinados simples. “Sempre estudo e preparo o que vou
hábitos. Em uma delas, por exemplo, o médi- falar com muito carinho. Não é fácil organizar o
co explica sistematicamente como alguém se pensamento de forma clara e didática para que
torna diabético. Em outra, com mais de 1,5 o público entenda. Eu sou professor do curso
mil visualizações, ele aproveitou o gancho da de medicina, então o natural pra mim é falar
ceia natalina para falar sobre o metabolismo. técnico, é falar complicado [risos]. Mas minha
Além das orientações, o canal conta espora- comunicação tem melhorado muito, é algo em
dicamente com a presença de convidados. Em que estou trabalhando...”. Por se tratar de
um dos vídeos, Guilherme Marquezine entre- um desafio, o médico estabeleceu um período
vista o triatleta e também colega de profissão, de exercício para avaliar resultados. A ideia era
o ortopedista Alexandre Jaccard. Juntos, abor- manter o projeto nas mídias sociais por um
dam questões como a relação entre a resistên- ano, mas hoje a perspectiva já mudou. “Quem
cia física e alimentação, modos de estimular vê de fora não imagina, mas a gente abraça o Dr Marquezine nas redes sociais
a queima de gordura, dietas low carb e seus desconhecido sem saber onde vai dar. O mais Facebook: facebook.com/DrMarquezine
Instagram: instagram.com/drmarquezine_
benefícios na vida de diabéticos e pessoas que engraçado é que estou adorando, aprender Site: drmarquezine.com
sofrem de outras doenças. O endócrino conta tantas coisas novas tem sido incrível e tenho Youtube: bit.ly/2Iu1YVK
que falar para tantas pessoas de forma com- a impressão de que não consigo mais parar”.