Page 6 - Jornal da AML - JUNHO 2019
P. 6
6 / JORNAL DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE LONDRINA / JUNHO 2019 www.aml.com.br
A medicina na rede
Comunicação digital
Endocrinologista aposta nas mídias sociais como ferramenta de comunicação com diferentes públicos
Desde o início deste ano, as noites de sono do mé- ves e stories, levando
dico Guilherme Marquezine não são mais as mes- o negócio a sério, se
mas. Isso porque agora, além da rotina dividida obrigando a se manter
entre as aulas como docente da Universidade Esta- consistentes”, conta o
dual de Londrina (UEL) e o atendimento no consul- médico ao expor que
tório, o endocrinologista encara uma nova missão: desde que começou o
fornecer informação nas redes sociais. A iniciativa trabalho de divulgação
nasceu com o intuito de difundir informações so- nas redes, mais médi-
bre novos métodos no tratamento de doenças por cos estão aderindo à
meio da alimentação, tema que o médico estuda e ideia e incentivando
aplica há alguns anos. “O que me motivou foi uma uns aos outros. Para
experiência pessoal. Foi surpreendente colocar produzir o material, o
em prática coisas que não aprendi na faculdade, endócrino não faz uso
práticas que a academia não prega, e ter bons re- de equipamentos pro-
sultados. Isso me fez querer compartilhar essas fissionais ou de alto
novidades com mais pessoas e mostrar que é pos- custo. Pelo contrário,
sível diminuir a quantidade de remédios com boas esclarece que com um
práticas alimentares”, explica Marquezine. As celular e um compu-
ferramentas utilizadas pelo endocrinologista são tador já é possível di-
o Instagram, Facebook e YouTube, canais que ali- vulgar as publicações,
menta diariamente com pequenas dicas, e sema- salientando que o
nalmente com conteúdos mais densos e aprofun- foco deve ser o conte-
dados. Os temas variam entre informações sobre údo das aulas, stories
alimentação, explicações sobre o funcionamento (fotos e vídeos curtos
do metabolismo e dietas, instruções de promoção que ficam disponíveis
à saúde como forma de prevenir e tratar doenças, por 24 horas) e lives.
entre outros. Formado pela UEL e doutor pela das tarefas, ele conta com o apoio da esposa, Ana As lives (transmissões ao vivo por redes sociais)
USP, o médico soma mais de cinco mil seguidores Karina, e dos filhos Giovana (5) e Luca (8), primo- do “DrMarquezine”, como é conhecido nas redes,
entre as redes sociais que gerencia. A produção é gênito que já manifestou a admiração e interesse acontecem sempre às segundas-feiras no horário
feita exclusivamente por ele, que carrega a tarefa em seguir os passos do pai. “Ele quase não acre- do almoço. Durante os em média 15 minutos de
de preparar os conteúdos que vai ministrar, fazer a ditou quando soube que tenho mais de mil inscri- vídeo, o médico fornece orientações práticas, di-
edição do material e publicá-lo. “É o meu terceiro tos no meu canal no YouTube. Disse que quer ter cas para o cotidiano de bons hábitos alimentares,
turno”, brinca. Marquezine reserva o horário da um também”, revela. Além dos filhos, o trabalho abordando a relação do corpo com alguns alimen-
manhã para a produção dos vídeos, quando o tra- tem influenciado positivamente outras pessoas. tos e interagindo com o seu público por meio da
balho não invade as madrugadas. Para dar conta “Eu entro no Instagram e vejo colegas fazendo li- solução de dúvidas e saudações.