Page 11 - Revista AML - Edição de Setembro de 2022
P. 11

do
                                                                                            membro
                                                                           Bernardes,
                                                                 Conselho Regional de  Medicina  do
                                                                 Paraná  e  Coordenador  da  Comissão
                                                                 de  Divulgação  de  Assuntos  Médicos
                                                                 (Codame).
                                                                 Cenário preocupante
                                                                            de
                                                                                    abordar
                                                                                                       tema
                                                                 Antes
                                                                                                 o
                                                                 propriamente dito, o Dr. Afrânio
                                                                 Bernardes fez questão de ressaltar
                                                                 um  fator  preponderante  para  a
                                                                 disparada  do  apelo  digital  na  área
                                                                 médica:  o  aumento  indiscriminado
                                                                 das escolas de Medicina no país, em
                                                                 especial  entre  os  anos  de  2017  e
                                                                 2018, gerando um número hoje de
                                                                 aproximadamente  35  mil  vagas  no
                                                                 primeiro  ano.  Isso  sem  falar  no
                                                                               (Exame
                                                                                                           de
                                                                 Revalida
                                                                                            Nacional
                                                                 Revalidação  de  Diplomas  Médicos
                                                                 Expedidos
                                                                                 por
                                                                                                           de
                                                                                          Instituição
                                                                 Educação Superior Estrangeira), que
                                                                 segundo o coordenador registra em
                                                                 torno de três mil médicos por ano.
                                                                 “Se considerarmos que 80% vão se
                                                                 formar  nos próximos dois anos,
                                                                 teremos aproximadamente 28 mil
                                                                 novos médicos. Para se ter uma
                                                                 noção, no Paraná temos quase trinta
                                                                 mil médicos em atividade. É como se
                                                                 a gente pegasse um Paraná inteiro
             É inegável que o uso das mídias
                                                                 de  médicos  e  jogasse  no  mercado
                                      médicos
                           pelos
             sociais
                                                     tem
                                                                 brasileiro”, compara.
             aumentado de forma exponencial
             nos  últimos  anos.  Se  por  um  lado
                                                                 O  coordenador do Codame atenta
             esses  canais  viabilizam  a  troca  de
                                                                 ainda para as consequências da alta
                                       favorecem
             informações
                                 e
                                                                 oferta diante da baixa demanda de
             visibilidade  profissional,  por  outro
                                                                 médicos, em especial nos grandes
             existem
                                               aspectos
                              também
                                                                 centros. “Se a oferta de profissionais
                                         o
                              como
             negativos,
                                              crescente
                                                                 é  maior  que  a  demanda,  as
             descumprimento  de  normas  do
                                                                 estruturas  médicas  e  hospitalares
             Código de Ética Médica e do
                                                                 vão  contratar  por  preços  muito
             Conselho Federal de Medicina (CFM).
                                                                 baixos.  Então,  entendo  isso  como
                                                                 um
             Para orientar os profissionais sobre a
                                                                                 é
                                                                                           vida
                                                                                                           do
                                                                 agravante
             utilização ética dos meios digitais na
                                                                 profissional médico, que é um pouco
             divulgação do seu trabalho, a Revista
                                                                 maior  que  a  da  maioria  das
             da AML ouviu o Dr. Afrânio Benedito
 profissões, impactando  em  baixa
 rotatividade no segmento.
           procurá-lo  acreditando  que  será
 diferentes endereços de e-mail e de
 YouTube,
 como
 sociais,
 redes
           atendido por um especialista”, explica
 Para  o  Dr.  Afrânio  Bernardes,  todo
           Dr. Afrânio  Bernardes.  Ele esclarece
 Instagram,  Facebook  e  WhatsApp,
 esse  contingente  de  médicos  deve
           que,  se o profissional não  tem
 para uso pessoal e profissional. Nas
 ampliar  ainda  mais  a  utilização das
           especialidade  nenhuma,  deve  se
 redes profissionais vale restringir os
 mídias sociais, especialmente  se
           apresentar apenas como médico. Ele
 conteúdos  a  atividades  relacionadas
 considerado  o perfil jovem dos
           não  é  clínico geral  ou  mesmo
 às  práticas  médicas  e  científicas.
 recém-formados,  que  ainda  não  são
           generalista, é simplesmente médico.
 Além  de  ético,  esse  posicionamento
 conhecidos no mercado. “Essa oferta
 inspira confiança no interlocutor.
           “No Paraná,  há  três  anos,  tínhamos
 elevada  de  mão  de obra  também
 importante
 é
           uma  proporção  de  66%  de  médicos
 Também
 evitar
 pode  fazer  com  que  médicos já
 exposição excessiva e não entrar em
           especialistas  em  relação  aos  não
 mas
 estão
 que
 estabelecidos,
 discussões.  Isso  evita  a  ação  de
           especialistas.  Com  o aumento  do
 perdendo  mercado,  invistam  em
 haters  (os odiadores  virtuais,  que
           número de faculdades e médicos se
 mídias sociais pela  necessidade  de
           formando, e não tendo um aumento
 nunca estão felizes ou satisfeitos com
 chamar atenção para o seu nome, sua
 o  êxito,  conquista  ou  felicidade  de
           proporcional das vagas de residência,
 sua
 atividade
 para
 figura
 ou
 outra pessoa).
                                     esse
           estamos
                          vendo
                                               número
 profissional”, considera.
           decrescer. Hoje já estamos com cerca
                                   médicos
 Erros mais comuns
           de
                           dos
                  60%
                                                 sendo
 Pessoal x profissional
           especialistas,  e  a  expectativa  é  que
 Vale  esclarecer  que  mídias
 Entre  as  denúncias  registradas  pelo
           esse  número  diminua  ainda  mais”,
 sociais
 canais
 de
 são
 CRM-PR a mais recorrente se refere à
           informa o conselheiro do CRM-PR.
 veiculação  de  informações.  O
 prática  de jovens médicos que
           Outro erro comum é a publicação de
 principal objetivo dessas  mídias é  a
 publicam conteúdos no qual declaram
           imagens  de  pacientes.  Não  se  trata
 divulgação
 e
 produção,
 ter  vocação  para  uma  determinada
           somente  da  imagem  em  si,  mas  de
 compartilhamento  de  conteúdos  -
 área  da  Medicina,  sem,  no  entanto,
           quando  o  médico  se  aproveita  da
 gratuitos  ou  não  - permitindo  a
 serem
 área
 especializados
 na
           figura  do paciente  para  mostrar
 interação  com  diferentes  públicos.
 anunciada.
                               ‘fantásticos’
           resultados
                                                     ou
 Nas  mídias sociais as  relações
 “Está  no  senso  comum  do  médico
           tratamentos milagrosos. Esse tipo de
 pessoais ficam em segundo plano.
 que ele não pode anunciar que é um
                                    que
                                                       a
           comportamento,
                                            beira
 Sobre  o uso  das  mídias sociais
 dermatologista,  por  exemplo,  se  de
                                                   uma
                                        expõe
           autopromoção,
                                 que
 relacionadas ao exercício da profissão
 fato  não  o for;  mas  não  é senso
           capacidade
                                       supostamente
 médica, Dr. Afrânio Bernardes explica
 comum  que  ele  não  possa  anunciar
           privilegiada, seja  de atuação  ou
 que  essa  prática  deve  estar  em
 que  ‘atua  em  dermatologia’. Isso é
           performance  profissional,  é  uma
 sintonia  com  aquilo  que  o  médico
 um erro grave porque a consequência
           prática antiética.
 exercita  dentro  do  seu  ambiente
 mesma.
 Quando
 anuncia
 a
 é
 profissional. “Por isso sugerimos que
           O  médico  pode  fazer  publicidade ou
 atividades de uma especialidade que
 haja uma separação entre o pessoal e
           demonstração dos equipamentos nos
 não  possui,  o  médico  induz o
 o profissional”, orienta.
             Dia da Secretária:
 A  Codame,  inclusive,  analisa  o
 quais investe, seja em clínica privada   Dessa forma, a recomendação é ter   paciente  ao  erro,  pois  este  vai  a  Silva  problema  a  caótico.  útil Outro
                                                                 Elas organizam,  atendem,  recebem,
 ou  em  clínicas de  prestação  de   material  que  esteja  motivando  conversam,  cuidam    de    agendas
 serviços,  desde  que o foco  seja  o   dúvidas e o devolve com  relativa   profissionais falam   profissionais  e  pessoais,  pagam,
 mecanismo  da  tecnologia  ali  rapidez, já com as considerações ou   sobre desafios e   recebem,  socorrem,  contratam,
 empregada.  “O que  ele  não  pode  é   ajustes  que  devem  ser  feitos  de   articulam,  providenciam…  Já  pensou
 virar  um  garoto-propaganda  da   acordo com as normas do Código de   aprendizados   como seria a vida de um médico ou
 marca,  nem  usar  termos  que  Ética Médica e do CFM.          empresário  sem  a  colaboração  de
 promovam  aquele  equipamento,                                  uma secretária? No mínimo, caótica,
 como  ‘o  mais  moderno’,  ‘última   Benefícios                 não é mesmo?
 geração’,  ‘melhor  do  mercado’,        Para Érica Bonifácio, a
 porque  obviamente  não  há  nenhum   Apesar  das   profissão tem   Comemorado em 30 de setembro, o
 mecanismo  de  auditoria  disso”,  restrições  éticas  para  a  publicidade   desafios, como   Dia  da  Secretária  foi  escolhido em
                                          manter a empatia
 instrui o coordenador.  médica,  o  Dr.  Afrânio  Bernardes   com os clientes e   homenagem  ao  centenário  do
 defende  que  as  mídias sociais são     atender a todos com    nascimento de Lilian Sholes, filha de
 É bastante  comum  também  que  o   ótimos  meios  de  comunicação,  o mesmo sorriso  Christopher  Sholes,  inventor  da
 médico ou clínica opte por contratar   consistindo em canais extremamente   máquina  de  escrever.  Ela foi  a
 um  profissional  ou  empresa  para   eficazes para a troca de informação e   primeira  mulher  a  usar  o  "aparelho
 produzir conteúdos  para  as  mídias   de divulgação.           revolucionário"          em         público,
 digitais. Nesses casos, a orientação é   “Talvez  daqui  a  cinco  ou  dez  anos   tornando-se  um  símbolo  durante  a
 que o médico supervisione tudo que   estejamos  falando  de uma  forma   segunda fase da Revolução Industrial.
 for  produzido porque  o  profissional   diferente  de  expor  nossas  imagens
 contratado  pode  não  ter  o  ou serviços, mas o que temos agora   De lá para cá muita coisa mudou em
 esclarecimento ético necessário para   são  meios  altamente  eficazes  de   termos  de  tecnologia         e
 discernir sobre o que pode ou não ser   interlocução, de troca de informação   comportamento,  inclusive  com  a
                   Adriana Prado
 publicado.  Desse  modo,  cabe  ao   e  de  exposição.  Então  essas  mídias   afirma que aprende   presença de homens exercendo esta
 médico  esse  cuidado  para  evitar   oportunizadas  pela tecnologia são,   todos os dias com   atividade  em  alguns  segmentos.
 sanções,  seja  do  Conselho  Regional   sim, muito viáveis, desde  que  se   seu trabalho,   Entretanto,  esses  profissionais
 ou Federal.  encarando melhor as                                continuam indispensáveis para o bom
                    emoções em
 tenha determinados cuidados para se   momentos delicados        funcionamento das empresas.            >>>
 Orientação  evitar  o sensacionalismo,  a  alta
 comoção,  mas  sobretudo,  evitar
 Os Conselhos,  entretanto,  não têm   inverdades”, argumenta.
 apenas  função  punitiva.  No  Paraná,
 quando  um  médico  tem  dúvidas
 sobre  publicidade,  pode  buscar  a
 orientação  da  Codame.  A  Comissão
 faz toda a intermediação da aplicação
 da  norma  para  que  os  médicos
 possam publicar conteúdos de forma
 ética e segura.
                                                                                                                 11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16