Page 9 - Revista AML - Edição de Setembro de 2022
P. 9

Bernardes,
                                                                                            membro
                                                                                                          do
                                                                Conselho Regional de  Medicina  do
                                                                Paraná  e  Coordenador  da  Comissão
                                                                de  Divulgação  de  Assuntos  Médicos
                                                                (Codame).
                                                                Cenário preocupante
                                                                            de
                                                                                                       tema
                                                                Antes
                                                                                   abordar
                                                                                                 o
                                                                propriamente dito, o Dr. Afrânio
                                                                Bernardes fez questão de ressaltar
                                                                um  fator  preponderante  para  a
                                                                disparada  do  apelo  digital  na  área
                                                                médica:  o  aumento  indiscriminado
                                                                das escolas de Medicina no país, em
                                                                especial  entre  os  anos  de  2017  e
                                                                2018, gerando um número hoje de
                                                                aproximadamente  35  mil  vagas  no
                                                                primeiro  ano.  Isso  sem  falar  no
                                                                Revalida
                                                                                                          de
                                                                               (Exame
                                                                                            Nacional
                                                                Revalidação  de  Diplomas  Médicos
                                                                                         Instituição
                                                                                                          de
                                                                                 por
                                                                Expedidos
                                                                Educação Superior Estrangeira), que
                                                                segundo o coordenador registra em
                                                                torno de três mil médicos por ano.
                                                                “Se considerarmos que 80% vão se
                                                                formar  nos próximos dois anos,
                                                                teremos aproximadamente 28 mil
                                                                novos médicos. Para se ter uma
                                                                noção, no Paraná temos quase trinta
                                                                mil médicos em atividade. É como se
                                                                a gente pegasse um Paraná inteiro
             É inegável que o uso das mídias
                                                                de  médicos  e  jogasse  no  mercado
                          pelos
             sociais
                                                     tem
                                      médicos
                                                                brasileiro”, compara.
             aumentado de forma exponencial
             nos  últimos  anos.  Se  por  um  lado
                                                                O  coordenador do Codame atenta
             esses  canais  viabilizam  a  troca  de
                                                                ainda para as consequências da alta
             informações
                                 e
                                       favorecem
                                                                oferta diante da baixa demanda de
             visibilidade  profissional,  por  outro
                                                                médicos, em especial nos grandes
             existem
                              também
                                               aspectos
                                                                centros. “Se a oferta de profissionais
                              como
                                              crescente
                                        o
             negativos,
                                                                é  maior  que  a  demanda,  as
             descumprimento  de  normas  do
                                                                estruturas  médicas  e  hospitalares
             Código de Ética Médica e do
                                                                vão  contratar  por  preços  muito
             Conselho Federal de Medicina (CFM).
                                                                baixos.  Então,  entendo  isso  como
                                                                um
             Para orientar os profissionais sobre a
                                                                                          vida
                                                                agravante
                                                                                                          do
                                                                                é
             utilização ética dos meios digitais na
                                                                profissional médico, que é um pouco
             divulgação do seu trabalho, a Revista
                                                                maior  que  a  da  maioria  das
             da AML ouviu o Dr. Afrânio Benedito
 profissões, impactando  em  baixa   Dessa forma, a recomendação é ter   paciente  ao  erro,  pois  este  vai  a  Silva  problema  a  caótico.  útil Outro
 rotatividade no segmento.  diferentes endereços de e-mail e de   procurá-lo  acreditando  que  será
 redes  sociais,  como  YouTube,  atendido por um especialista”, explica
 Para  o  Dr.  Afrânio  Bernardes,  todo   Instagram,  Facebook  e  WhatsApp,   Dr. Afrânio  Bernardes.  Ele esclarece
 esse  contingente  de  médicos  deve   para uso pessoal e profissional. Nas   que,  se o profissional não  tem
 ampliar  ainda  mais  a  utilização das   redes profissionais vale restringir os   especialidade  nenhuma,  deve  se
 mídias sociais, especialmente  se   conteúdos  a  atividades  relacionadas   apresentar apenas como médico. Ele
 considerado  o perfil jovem dos   às  práticas  médicas  e  científicas.   não  é  clínico geral  ou  mesmo
 recém-formados,  que  ainda  não  são   Além  de  ético,  esse  posicionamento   generalista, é simplesmente médico.
 conhecidos no mercado. “Essa oferta   inspira confiança no interlocutor.
 elevada  de  mão  de obra  também   “No Paraná,  há  três  anos,  tínhamos
 pode  fazer  com  que  médicos já   Também  é  importante  evitar  uma  proporção  de  66%  de  médicos
 estabelecidos,  mas  que  estão  exposição excessiva e não entrar em   especialistas  em  relação  aos  não
 perdendo  mercado,  invistam  em   discussões.  Isso  evita  a  ação  de   especialistas.  Com  o aumento  do
 mídias sociais pela  necessidade  de   haters  (os odiadores  virtuais,  que   número de faculdades e médicos se
 chamar atenção para o seu nome, sua   nunca estão felizes ou satisfeitos com   formando, e não tendo um aumento
 figura  ou  para  sua  atividade  o  êxito,  conquista  ou  felicidade  de   proporcional das vagas de residência,
 profissional”, considera.  outra pessoa).  estamos  vendo  esse  número
           decrescer. Hoje já estamos com cerca
 Pessoal x profissional  Erros mais comuns   de  60%  dos  médicos  sendo
           especialistas,  e  a  expectativa  é  que
 Vale  esclarecer  que  mídias   Entre  as  denúncias  registradas  pelo   esse  número  diminua  ainda  mais”,
 sociais  são  canais  de  CRM-PR a mais recorrente se refere à   informa o conselheiro do CRM-PR.
 veiculação  de  informações.  O   prática  de jovens médicos que
 principal objetivo dessas  mídias é  a   publicam conteúdos no qual declaram   Outro erro comum é a publicação de
 produção,  divulgação  e  ter  vocação  para  uma  determinada   imagens  de  pacientes.  Não  se  trata
 compartilhamento  de  conteúdos  -   área  da  Medicina,  sem,  no  entanto,   somente  da  imagem  em  si,  mas  de
 gratuitos  ou  não  - permitindo  a   serem  especializados  na  área  quando  o  médico  se  aproveita  da
 interação  com  diferentes  públicos.   anunciada.  figura  do paciente  para  mostrar
 Nas  mídias sociais as  relações   resultados  ‘fantásticos’  ou
 pessoais ficam em segundo plano.  “Está  no  senso  comum  do  médico   tratamentos milagrosos. Esse tipo de
 que ele não pode anunciar que é um   comportamento,  que  beira  a
 Sobre  o uso  das  mídias sociais   dermatologista,  por  exemplo,  se  de   autopromoção,  que  expõe  uma
 relacionadas ao exercício da profissão   fato  não  o for;  mas  não  é senso   capacidade  supostamente
 médica, Dr. Afrânio Bernardes explica   comum  que  ele  não  possa  anunciar   privilegiada, seja  de atuação  ou
 que  essa  prática  deve  estar  em   que  ‘atua  em  dermatologia’. Isso é   performance  profissional,  é  uma
 sintonia  com  aquilo  que  o  médico   um erro grave porque a consequência   prática antiética.
 exercita  dentro  do  seu  ambiente   é  a  mesma.  Quando  anuncia
 profissional. “Por isso sugerimos que   atividades de uma especialidade que   O  médico  pode  fazer  publicidade ou
 haja uma separação entre o pessoal e   não  possui,  o  médico  induz o   demonstração dos equipamentos nos
 o profissional”, orienta.                       >>>
                    Plantando ideias, colhendo soluções.
                  websites             midias sociais
                  sistemas web         design grá co
 quais investe, seja em clínica privada   A  Codame,  inclusive,  analisa  o   Elas organizam,  atendem,  recebem,
 ou  em  clínicas de  prestação  de   material  que  esteja  motivando  conversam,  cuidam    de    agendas
 serviços,  desde  que  o foco  seja  o   dúvidas e o devolve com  relativa   profissionais  e  pessoais,  pagam,
 mecanismo  da  tecnologia  ali  rapidez, já com as considerações ou   recebem,  socorrem,       contratam,
 empregada.  “O que  ele  não  pode  é   ajustes  que  devem  ser  feitos  de   articulam,  providenciam…  Já  pensou
 virar  um  garoto-propaganda  da   acordo com as normas do Código de   como seria a vida de um médico ou
 marca,  nem  usar  termos  que  Ética Médica e do CFM.          empresário  sem  a  colaboração  de
 promovam  aquele  equipamento,                                  uma secretária? No mínimo, caótica,
 como  ‘o  mais  moderno’,  ‘última   Benefícios                 não é mesmo?
 geração’,  ‘melhor  do  mercado’,
 porque  obviamente  não  há  nenhum   Apesar  das               Comemorado em 30 de setembro, o
 mecanismo  de  auditoria  disso”,  restrições  éticas  para  a  publicidade   Dia  da  Secretária  foi  escolhido em
 instrui o coordenador.  médica,  o  Dr.  Afrânio  Bernardes     homenagem         ao     centenário       do
 defende  que  as  mídias sociais são                            nascimento de Lilian Sholes, filha de
 É bastante  comum  também  que  o   ótimos  meios  de  comunicação,  Christopher  Sholes,  inventor  da
 médico ou clínica opte por contratar   consistindo em canais extremamente   máquina  de  escrever.  Ela foi  a
 um  profissional  ou  empresa  para   eficazes para a troca de informação e   primeira  mulher  a  usar  o  "aparelho
 produzir conteúdos  para  as  mídias   de divulgação.           revolucionário"          em         público,
 digitais. Nesses casos, a orientação é   “Talvez  daqui  a  cinco  ou  dez  anos   tornando-se  um  símbolo  durante  a
 que o médico supervisione tudo que   estejamos  falando  de uma  forma   segunda fase da Revolução Industrial.
 for  produzido porque  o  profissional   diferente  de  expor  nossas  imagens
 contratado  pode  não  ter  o  ou serviços, mas o que temos agora   De lá para cá muita coisa mudou em
 esclarecimento ético necessário para   são  meios  altamente  eficazes  de   termos  de  tecnologia         e
 discernir sobre o que pode ou não ser   interlocução, de troca de informação   comportamento,  inclusive  com  a
 publicado.  Desse  modo,  cabe  ao   e  de  exposição.  Então  essas  mídias   presença de homens exercendo esta
 médico  esse  cuidado  para  evitar                             atividade  em  alguns  segmentos.
 sanções,  seja  do  Conselho  Regional   oportunizadas  pela tecnologia são,   Entretanto,  esses  profissionais
 ou Federal.  sim, muito viáveis, desde  que  se                 continuam indispensáveis para o bom
 tenha determinados cuidados para se                             funcionamento das empresas.

 Orientação  evitar  o sensacionalismo,  a  alta
 comoção,  mas  sobretudo,  evitar
 Os Conselhos,  entretanto, não têm   inverdades”, argumenta.
 apenas  função  punitiva.  No  Paraná,
 quando  um  médico  tem  dúvidas
 sobre  publicidade,  pode  buscar  a
 orientação  da  Codame.  A  Comissão
 faz toda a intermediação da aplicação
 da  norma  para  que  os  médicos
 possam publicar conteúdos de forma
 ética e segura.
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14