Page 9 - Revista AML - Edição de Setembro de 2022
P. 9
Bernardes,
membro
do
Conselho Regional de Medicina do
Paraná e Coordenador da Comissão
de Divulgação de Assuntos Médicos
(Codame).
Cenário preocupante
de
tema
Antes
abordar
o
propriamente dito, o Dr. Afrânio
Bernardes fez questão de ressaltar
um fator preponderante para a
disparada do apelo digital na área
médica: o aumento indiscriminado
das escolas de Medicina no país, em
especial entre os anos de 2017 e
2018, gerando um número hoje de
aproximadamente 35 mil vagas no
primeiro ano. Isso sem falar no
Revalida
de
(Exame
Nacional
Revalidação de Diplomas Médicos
Instituição
de
por
Expedidos
Educação Superior Estrangeira), que
segundo o coordenador registra em
torno de três mil médicos por ano.
“Se considerarmos que 80% vão se
formar nos próximos dois anos,
teremos aproximadamente 28 mil
novos médicos. Para se ter uma
noção, no Paraná temos quase trinta
mil médicos em atividade. É como se
a gente pegasse um Paraná inteiro
É inegável que o uso das mídias
de médicos e jogasse no mercado
pelos
sociais
tem
médicos
brasileiro”, compara.
aumentado de forma exponencial
nos últimos anos. Se por um lado
O coordenador do Codame atenta
esses canais viabilizam a troca de
ainda para as consequências da alta
informações
e
favorecem
oferta diante da baixa demanda de
visibilidade profissional, por outro
médicos, em especial nos grandes
existem
também
aspectos
centros. “Se a oferta de profissionais
como
crescente
o
negativos,
é maior que a demanda, as
descumprimento de normas do
estruturas médicas e hospitalares
Código de Ética Médica e do
vão contratar por preços muito
Conselho Federal de Medicina (CFM).
baixos. Então, entendo isso como
um
Para orientar os profissionais sobre a
vida
agravante
do
é
utilização ética dos meios digitais na
profissional médico, que é um pouco
divulgação do seu trabalho, a Revista
maior que a da maioria das
da AML ouviu o Dr. Afrânio Benedito
profissões, impactando em baixa Dessa forma, a recomendação é ter paciente ao erro, pois este vai a Silva problema a caótico. útil Outro
rotatividade no segmento. diferentes endereços de e-mail e de procurá-lo acreditando que será
redes sociais, como YouTube, atendido por um especialista”, explica
Para o Dr. Afrânio Bernardes, todo Instagram, Facebook e WhatsApp, Dr. Afrânio Bernardes. Ele esclarece
esse contingente de médicos deve para uso pessoal e profissional. Nas que, se o profissional não tem
ampliar ainda mais a utilização das redes profissionais vale restringir os especialidade nenhuma, deve se
mídias sociais, especialmente se conteúdos a atividades relacionadas apresentar apenas como médico. Ele
considerado o perfil jovem dos às práticas médicas e científicas. não é clínico geral ou mesmo
recém-formados, que ainda não são Além de ético, esse posicionamento generalista, é simplesmente médico.
conhecidos no mercado. “Essa oferta inspira confiança no interlocutor.
elevada de mão de obra também “No Paraná, há três anos, tínhamos
pode fazer com que médicos já Também é importante evitar uma proporção de 66% de médicos
estabelecidos, mas que estão exposição excessiva e não entrar em especialistas em relação aos não
perdendo mercado, invistam em discussões. Isso evita a ação de especialistas. Com o aumento do
mídias sociais pela necessidade de haters (os odiadores virtuais, que número de faculdades e médicos se
chamar atenção para o seu nome, sua nunca estão felizes ou satisfeitos com formando, e não tendo um aumento
figura ou para sua atividade o êxito, conquista ou felicidade de proporcional das vagas de residência,
profissional”, considera. outra pessoa). estamos vendo esse número
decrescer. Hoje já estamos com cerca
Pessoal x profissional Erros mais comuns de 60% dos médicos sendo
especialistas, e a expectativa é que
Vale esclarecer que mídias Entre as denúncias registradas pelo esse número diminua ainda mais”,
sociais são canais de CRM-PR a mais recorrente se refere à informa o conselheiro do CRM-PR.
veiculação de informações. O prática de jovens médicos que
principal objetivo dessas mídias é a publicam conteúdos no qual declaram Outro erro comum é a publicação de
produção, divulgação e ter vocação para uma determinada imagens de pacientes. Não se trata
compartilhamento de conteúdos - área da Medicina, sem, no entanto, somente da imagem em si, mas de
gratuitos ou não - permitindo a serem especializados na área quando o médico se aproveita da
interação com diferentes públicos. anunciada. figura do paciente para mostrar
Nas mídias sociais as relações resultados ‘fantásticos’ ou
pessoais ficam em segundo plano. “Está no senso comum do médico tratamentos milagrosos. Esse tipo de
que ele não pode anunciar que é um comportamento, que beira a
Sobre o uso das mídias sociais dermatologista, por exemplo, se de autopromoção, que expõe uma
relacionadas ao exercício da profissão fato não o for; mas não é senso capacidade supostamente
médica, Dr. Afrânio Bernardes explica comum que ele não possa anunciar privilegiada, seja de atuação ou
que essa prática deve estar em que ‘atua em dermatologia’. Isso é performance profissional, é uma
sintonia com aquilo que o médico um erro grave porque a consequência prática antiética.
exercita dentro do seu ambiente é a mesma. Quando anuncia
profissional. “Por isso sugerimos que atividades de uma especialidade que O médico pode fazer publicidade ou
haja uma separação entre o pessoal e não possui, o médico induz o demonstração dos equipamentos nos
o profissional”, orienta. >>>
Plantando ideias, colhendo soluções.
websites midias sociais
sistemas web design grá co
quais investe, seja em clínica privada A Codame, inclusive, analisa o Elas organizam, atendem, recebem,
ou em clínicas de prestação de material que esteja motivando conversam, cuidam de agendas
serviços, desde que o foco seja o dúvidas e o devolve com relativa profissionais e pessoais, pagam,
mecanismo da tecnologia ali rapidez, já com as considerações ou recebem, socorrem, contratam,
empregada. “O que ele não pode é ajustes que devem ser feitos de articulam, providenciam… Já pensou
virar um garoto-propaganda da acordo com as normas do Código de como seria a vida de um médico ou
marca, nem usar termos que Ética Médica e do CFM. empresário sem a colaboração de
promovam aquele equipamento, uma secretária? No mínimo, caótica,
como ‘o mais moderno’, ‘última Benefícios não é mesmo?
geração’, ‘melhor do mercado’,
porque obviamente não há nenhum Apesar das Comemorado em 30 de setembro, o
mecanismo de auditoria disso”, restrições éticas para a publicidade Dia da Secretária foi escolhido em
instrui o coordenador. médica, o Dr. Afrânio Bernardes homenagem ao centenário do
defende que as mídias sociais são nascimento de Lilian Sholes, filha de
É bastante comum também que o ótimos meios de comunicação, Christopher Sholes, inventor da
médico ou clínica opte por contratar consistindo em canais extremamente máquina de escrever. Ela foi a
um profissional ou empresa para eficazes para a troca de informação e primeira mulher a usar o "aparelho
produzir conteúdos para as mídias de divulgação. revolucionário" em público,
digitais. Nesses casos, a orientação é “Talvez daqui a cinco ou dez anos tornando-se um símbolo durante a
que o médico supervisione tudo que estejamos falando de uma forma segunda fase da Revolução Industrial.
for produzido porque o profissional diferente de expor nossas imagens
contratado pode não ter o ou serviços, mas o que temos agora De lá para cá muita coisa mudou em
esclarecimento ético necessário para são meios altamente eficazes de termos de tecnologia e
discernir sobre o que pode ou não ser interlocução, de troca de informação comportamento, inclusive com a
publicado. Desse modo, cabe ao e de exposição. Então essas mídias presença de homens exercendo esta
médico esse cuidado para evitar atividade em alguns segmentos.
sanções, seja do Conselho Regional oportunizadas pela tecnologia são, Entretanto, esses profissionais
ou Federal. sim, muito viáveis, desde que se continuam indispensáveis para o bom
tenha determinados cuidados para se funcionamento das empresas.
Orientação evitar o sensacionalismo, a alta
comoção, mas sobretudo, evitar
Os Conselhos, entretanto, não têm inverdades”, argumenta.
apenas função punitiva. No Paraná,
quando um médico tem dúvidas
sobre publicidade, pode buscar a
orientação da Codame. A Comissão
faz toda a intermediação da aplicação
da norma para que os médicos
possam publicar conteúdos de forma
ética e segura.