Page 7 - Revista AML - Edição de Setembro de 2022
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Foto: AML  Silva  Bernardes,     membro        do
                                                                 Conselho Regional de  Medicina  do
                                                                 Paraná  e  Coordenador  da  Comissão
                                                                 de  Divulgação  de  Assuntos  Médicos
                                                                 (Codame).


                                                                 Cenário preocupante

                                                                 Antes       de     abordar       o     tema
                                                                 propriamente dito, o Dr. Afrânio
                                                                 Bernardes fez questão de ressaltar
                                                                 um  fator  preponderante  para  a
                                                                 disparada  do  apelo  digital  na  área
                                                                 médica:  o  aumento  indiscriminado
                                                                 das escolas de Medicina no país, em
                                                                 especial  entre  os  anos  de  2017  e
                                                                 2018, gerando um número hoje de
                                                                 aproximadamente  35  mil  vagas  no
                                                                 primeiro  ano.  Isso  sem  falar  no
                                                                 Revalida      (Exame        Nacional      de
                                                                 Revalidação  de  Diplomas  Médicos
               Dr. Afrânio Bernardes, do CRM-PR,                 Expedidos        por     Instituição      de
               recomenda  que haja uma
               separação entre o pessoal e o                     Educação Superior Estrangeira), que
               profissional no uso das redes sociais             segundo o coordenador registra em
                                                                 torno de três mil médicos por ano.
              Mídias sociais:                                    “Se considerarmos que 80% vão se

              como utilizar de                                   formar  nos próximos dois anos,
                                                                 teremos aproximadamente 28 mil
              forma ética e                                      novos médicos. Para se ter uma

              segura                                             noção, no Paraná temos quase trinta
                                                                 mil médicos em atividade. É como se

              É inegável que o uso das mídias                    a gente pegasse um Paraná inteiro
              sociais      pelos      médicos         tem        de  médicos  e  jogasse  no  mercado
              aumentado de forma exponencial                     brasileiro”, compara.
              nos  últimos  anos.  Se  por  um  lado             O  coordenador do Codame atenta
              esses  canais  viabilizam  a  troca  de            ainda para as consequências da alta
              informações        e     favorecem         a       oferta diante da baixa demanda de
              visibilidade  profissional,  por  outro            médicos, em especial nos grandes
              existem         também            aspectos         centros. “Se a oferta de profissionais
              negativos,      como       o     crescente         é  maior  que  a  demanda,  as
              descumprimento  de  normas  do                     estruturas  médicas  e  hospitalares
              Código de Ética Médica e do                        vão  contratar  por  preços  muito
              Conselho Federal de Medicina (CFM).                baixos.  Então,  entendo  isso  como

              Para orientar os profissionais sobre a             um      problema        caótico.      Outro
              utilização ética dos meios digitais na             agravante       é    a    vida     útil   do
              divulgação do seu trabalho, a Revista              profissional médico, que é um pouco
              da AML ouviu o Dr. Afrânio Benedito                maior  que  a  da  maioria  das
                                                                                                        >>>





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 profissões, impactando  em  baixa   Dessa forma, a recomendação é ter   paciente  ao  erro,  pois  este  vai
 rotatividade no segmento.  diferentes endereços de e-mail e de   procurá-lo  acreditando  que  será
 redes  sociais,  como  YouTube,  atendido por um especialista”, explica
 Para  o  Dr.  Afrânio  Bernardes,  todo   Instagram,  Facebook  e  WhatsApp,   Dr. Afrânio  Bernardes.  Ele esclarece
 esse  contingente  de  médicos  deve   para uso pessoal e profissional. Nas   que,  se o profissional não  tem
 ampliar  ainda  mais  a  utilização das   redes profissionais vale restringir os   especialidade  nenhuma,  deve  se
 mídias sociais, especialmente  se   conteúdos  a  atividades  relacionadas   apresentar apenas como médico. Ele
 considerado  o perfil jovem dos   às  práticas  médicas  e  científicas.   não  é  clínico geral  ou  mesmo
 recém-formados,  que  ainda  não  são   Além  de  ético,  esse  posicionamento   generalista, é simplesmente médico.
 conhecidos no mercado. “Essa oferta   inspira confiança no interlocutor.
 elevada  de  mão  de obra  também   “No Paraná,  há  três  anos,  tínhamos
 pode  fazer  com  que  médicos já   Também  é  importante  evitar  uma  proporção  de  66%  de  médicos
 estabelecidos,  mas  que  estão  exposição excessiva e não entrar em   especialistas  em  relação  aos  não
 perdendo  mercado,  invistam  em   discussões.  Isso  evita  a  ação  de   especialistas.  Com  o aumento  do
 mídias sociais pela  necessidade  de   haters  (os odiadores  virtuais,  que   número de faculdades e médicos se
 chamar atenção para o seu nome, sua   nunca estão felizes ou satisfeitos com   formando, e não tendo um aumento
 figura  ou  para  sua  atividade  o  êxito,  conquista  ou  felicidade  de   proporcional das vagas de residência,
 profissional”, considera.  outra pessoa).  estamos  vendo  esse  número
            decrescer. Hoje já estamos com cerca
 Pessoal x profissional  Erros mais comuns   de  60%  dos  médicos  sendo
            especialistas,  e  a  expectativa  é  que
 Vale  esclarecer  que  mídias   Entre  as  denúncias  registradas  pelo   esse  número  diminua  ainda  mais”,
 sociais  são  canais  de  CRM-PR a mais recorrente se refere à   informa o conselheiro do CRM-PR.
 veiculação  de  informações.  O   prática  de jovens médicos que
 principal objetivo dessas  mídias é  a   publicam conteúdos no qual declaram   Outro erro comum é a publicação de
 produção,  divulgação  e  ter  vocação  para  uma  determinada   imagens  de  pacientes.  Não  se  trata
 compartilhamento  de  conteúdos  -   área  da  Medicina,  sem,  no  entanto,   somente  da  imagem  em  si,  mas  de
 gratuitos  ou  não  - permitindo  a   serem  especializados  na  área  quando  o  médico  se  aproveita  da
 interação  com  diferentes  públicos.   anunciada.  figura  do paciente  para  mostrar
 Nas  mídias sociais as  relações   resultados  ‘fantásticos’  ou
 pessoais ficam em segundo plano.  “Está  no  senso  comum  do  médico   tratamentos milagrosos. Esse tipo de
 que ele não pode anunciar que é um   comportamento,  que  beira  a
 Sobre  o uso  das  mídias sociais   dermatologista,  por  exemplo,  se  de   autopromoção,  que  expõe  uma
 relacionadas ao exercício da profissão   fato  não  o for;  mas  não  é senso   capacidade  supostamente
 médica, Dr. Afrânio Bernardes explica   comum  que  ele  não  possa  anunciar   privilegiada, seja  de atuação  ou
 que  essa  prática  deve  estar  em   que  ‘atua  em  dermatologia’. Isso é   performance  profissional,  é  uma
 sintonia  com  aquilo  que  o  médico   um erro grave porque a consequência   prática antiética.
 exercita  dentro  do  seu  ambiente   é  a  mesma.  Quando  anuncia
 profissional. “Por isso sugerimos que   atividades de uma especialidade que   O  médico  pode  fazer  publicidade ou
 haja uma separação entre o pessoal e   não  possui,  o  médico  induz o   demonstração dos equipamentos nos
 o profissional”, orienta.

















































 quais investe, seja em clínica privada   A  Codame,  inclusive,  analisa  o
 ou  em  clínicas de  prestação  de   material  que  esteja  motivando
 serviços,  desde  que o foco  seja  o   dúvidas e o devolve com  relativa
 mecanismo  da  tecnologia  ali  rapidez, já com as considerações ou
 empregada.  “O que  ele  não  pode  é   ajustes  que  devem  ser  feitos  de
 virar  um  garoto-propaganda  da   acordo com as normas do Código de
 marca,  nem  usar  termos  que  Ética Médica e do CFM.
 promovam  aquele  equipamento,
 como  ‘o  mais  moderno’,  ‘última   Benefícios
 geração’,  ‘melhor  do  mercado’,
 porque  obviamente  não  há  nenhum   Apesar  das
 mecanismo  de  auditoria  disso”,  restrições  éticas  para  a  publicidade
 instrui o coordenador.  médica,  o  Dr.  Afrânio  Bernardes
 defende  que  as  mídias sociais são
 É bastante  comum  também  que  o   ótimos  meios  de  comunicação,
 médico ou clínica opte por contratar   consistindo em canais extremamente
 um  profissional  ou  empresa  para   eficazes para a troca de informação e
 produzir conteúdos  para  as  mídias   de divulgação.
 digitais. Nesses casos, a orientação é   “Talvez  daqui  a  cinco  ou  dez  anos
 que o médico supervisione tudo que   estejamos  falando  de uma  forma
 for  produzido porque  o  profissional   diferente  de  expor  nossas  imagens
 contratado  pode  não  ter  o  ou serviços, mas o que temos agora
 esclarecimento ético necessário para   são  meios  altamente  eficazes  de
 discernir sobre o que pode ou não ser   interlocução, de troca de informação
 publicado.  Desse  modo,  cabe  ao   e  de  exposição.  Então  essas  mídias
 médico  esse  cuidado  para  evitar
 sanções,  seja  do  Conselho  Regional   oportunizadas  pela tecnologia são,
 ou Federal.  sim, muito viáveis, desde  que  se
 tenha determinados cuidados para se
 Orientação  evitar  o sensacionalismo,  a  alta
 comoção,  mas  sobretudo,  evitar
 Os Conselhos,  entretanto,  não têm   inverdades”, argumenta.
 apenas  função  punitiva.  No  Paraná,
 quando  um  médico  tem  dúvidas
 sobre  publicidade,  pode  buscar  a
 orientação  da  Codame.  A  Comissão
 faz toda a intermediação da aplicação
 da  norma  para  que  os  médicos
 possam publicar conteúdos de forma
 ética e segura.
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